![]() |
Portal reúne informações de bancos de dados Imagem: Reprodução |
Possibilitar o acesso público a um rico universo científico que já conta com mais de um milhão e meio de registros de espécies. Este é o principal objetivo do Portal da Biodiversidade, lançado na quinta-feira, 26 de novembro, em Brasília, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O portal, desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Epusp) e parceiros, reúne informações dos bancos de dados mantidos pelo ICMBio e pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A partir do nome científico ou popular, o público poderá realizar a busca dos registros de ocorrência de cada espécie, fazer download do material pesquisado e utilizá-lo em diferentes softwares. Também poderão ser feitas buscas por espécies ameaçadas de extinção, ajudando a direcionar ações de conservação a serem planejadas e implantadas, a exemplo dos Planos de Ação Nacionais de Conservação de Espécies (PANs).
O Portal da Biodiversidade possui, ainda, vários filtros e camadas geoespaciais, a exemplo das Unidades de Conservação (UCs) federais, terras indígenas, biomas, cavernas, áreas prioritárias para conservação e empreendimentos existentes.
A sobreposição dessas camadas com os registros de ocorrências de espécies permite a filtragem de dados com base nos limites espaciais escolhidos pelo usuário, viabilizando análises que subsidiam diversos instrumentos e processos relacionados à conservação da biodiversidade, como Planos de Manejo, criação e gestão das UCs, licenciamento ambiental e estudos ambientais diversos.
Fonte: EcoD