Mais 35 plantas medicinais para não tomar remédio toda hora


A proposta é da Self Service Pajé, iniciativa do coletivo Opavivará! que convida as pessoas a serem pajés de si mesmas, criando misturas de chás únicas.
Funciona assim: você faz uma autoanálise das necessidades do seu corpo e, em seguida, procura as plantas medicinais com propriedades naturais que podem ajudar a supri-las. Que tal experimentar? Veja quais delas podem trazer melhorias para a sua saúde e crie seu próprio remédio natural!
1. HORTELà(Mentha piperita)
Vermífugo, estimulante e tônico em geral, estimula as funções gastrointestinais. Usado no tratamento de giárdia e ameba. Contra febre, dor de cabeça, gripes e resfriados, asma, bronquite e tosse; vômitos, diarréias e cólicas, dispepsias, afecções crônicas do fígado e cólicas hepáticas. Aumenta a produção e circulação da bílis. Estimula agudeza e foco perceptivos. Pode causar insônia, se tomado antes de dormir ou em uso prolongado. Diminui a lactação. Contraindicado para gestantes e lactantes.

2. IMBURANA (Amburana cearensis)
Anticoagulante, antiinflamatório, balsâmico, broncodilatador, cardiotônico, diaforético, estimulante, estomáquico, febrífugo e narcótico. Indicado para afecções pulmonares, asma, bronquite, astenia, cólicas intestinais e uterinas, gripes, resfriados e tosses.

3. IPÊ ROXO (Tabebuia avellanedae)
Contém insulina. Atua na prevenção de tumores, auxilia no tratamento de câncer e no processo de recuperação de pacientes submetidos á radioterapia. Usado no tratamento de diabetes, cancro, candidíase, sarnas e coceiras em geral, eczemas, estomatite e feridas gástricas, hemorroidas e inchaço dos pés. Contraindicado para gestantes.

4. JASMIN (Jasminum officinalis)
Relaxante e afrodisíaco, é útil no tratamento de histeria, ansiedade, angústia, depressão, depressão pós-parto, tristeza profunda, apatia, letargia, insônia, distúrbios da menopausa, frigidez e impotência. Combate respiração difícil, tosse e rouquidão, resfriados, catarros, congestão nasal e angina, menstruação difícil, hipersensibilidade e inflamações alérgicas. Usado na preparação do parto. Infunde autoconfiança.

5. JURUBEBA (Solanum paniculatum)
Diurético, combate hidropsia, inchaço dos pés, afecções hepáticas, como icterícia, hepatite e ingurgitamento do fígado e do baço, malária, anemia, atonia gástrica, dispepsia, instabilidade emocional e febres intermitentes.

6. LARANJEIRA (Citrus aurantium)
Calmante e laxante, combate tensão nervosa, histeria, palpitações e insônia, gripes e resfriados, dores de cabeça, dispepsias, gastralgias e tenesmo.

7. LOURO (Laurus nobilis)
Ativa o funcionamento do estômago, fígado e útero. Usado no tratamento de anorexia, dispepsia, cólicas, astenia, fadiga, dores reumáticas e torcicolos. Em doses altas, pode provocar vômito.

8. MACELA (Achirocline satureioides)
Combate azia, colecistite, cólicas, contrações musculares, diarréias, disenterias, nevralgias e insônia.

9. MALVA (Malva sylvestris)
Usada em afecções de garganta e ouvido. Útil no tratamento de faringite e amigdalite. Auxilia no tratamento de sinusite. Combate inflamações das pálpebras. Usada em inflamações de pele decorrentes de picadas de insetos. Excelente para recompor a mulher após o parto. Usada contra prisão de ventre e colite. Especialmente boa para os dentes, gengiva, garganta, ouvidos e cordas vocais. Ajuda os contidos a se expressar melhor e com menos timidez. Ótima para os que verbalizam sempre de forma muito agressiva ou defensiva.

10. MANJERICÃO (Ocimum basilicum)
Antiespasmódico gástrico e estimulante digestivo, antiinflamatório, aperiente, estomáquico, carminativo, expectorante, excitante e galactagoga. Pacificador, organizador e integrador, transmutador da energia agressiva. Contraindicado durante o primeiro trimestre de gestação.

11. MARACUJÁ (Passiflora alata)
Combate a insônia, ansiedade, estresse, histeria, neuroses, irritabilidade, estados depressivos e excitação nervosa, taquicardia, nevralgias, cefaleias, enxaqueca, distúrbios da menopausa, coqueluche, tosses espasmódicas, asma brônquica, contraturas musculares, convulsão infantil e hemorroidas. Auxiliar no tratamento de hipertensão. Infunde paz, tranquilidade e a consolidação das relações amorosas. Causa sonolência. Contraindicado para gestantes e pessoas com hipotensão arterial.

12. MARAPUAMA (Ptychopetalum olacoides)
Afrodisíaco e energético, usado contra distúrbios nervosos, debilidade, depressão, nevralgias, ataxia locomotora, paralisia parcial, impotência sexual e cólicas menstruais. Combate astenias, beribéri, disenteria e dispepsia. Contraindicado para cardíacos e hipertensos.

13. MIL FILHOS (Achillea Millefolium)
Útil contra todas as hemorragias do útero e pulmões, vômitos com sangue, hemorroidas, fístulas anais, diarreia com sangue, menstruação excessiva, mucosidade nos intestinos e catarro sanguinolento tuberculoso. Alivia dor de dentes e do estômago. Combate dores de cabeça, cólicas de origem gástrica e intestinal, gases no estômago e afecções pulmonares e urinárias. Infunde amor universal, criatividade, estrutura emocional e integridade.

14. MULUNGÚ (Erythrina mulungu)
Usado no combate à asma e bronquite asmática nervosa, histeria e insônia; dores reumáticas e musculares, hemorroidas, inflamações e obstruções do fígado e do baço, pressão alta e prisão de ventre.

15. NÓ DE CACHORRO (Heteropterys aphrodisiaca)
Afrodisíaco, aumenta a produção de espermatozoides. Usado contra impotência sexual e problemas de visão. Excelente para organização mental, foco, concentração e memória. Contraindicado para cardíacos e hipertensos.

16. NOZ DE COLA (Cola nítida)
Afrodisíaco, previne a fadiga e impotência sexual. Usado contra asma, depressão, diarreia, dor de cabeça, esgotamento mental e perturbações funcionais do coração. Contraindicado para gestantes, crianças, cardíacos, hipertensos, pessoas com insônia, úlceras estomacais e duodenais.

17. NOZ MOSCADA (Myristica fragrans)
Combate má digestão, vômitos, diarreias, cólicas e gases. Útil contra dores musculares e reumáticas, fraqueza, exaustão, insônia e para revitalizar os nervos e músculos em paralisia. Ajuda na recuperação de doenças debilitantes e após esforços físicos intensos. Em doses altas pode ter efeitos alucinógenos.

18. PARATUDO (Tabebuia áurea)
Também conhecido como Ipê Amarelo, é usado como remédio para problemas no estômago, diabetes, vermes, inflamações e febres. Utilizado no combate a anemia (estimula a produção de glóbulos vermelhos), hepatite, resfriados e inflamações. Elimina toxinas. Previne a formação de tumores. É um febrífugo excelente por conter o álcali carobina.

19. PATA DE VACA (Bauhinia forficata)
Depurativa e diurética. Usada no tratamento de diabetes, hipercolesterolemia e obesidade. Combate cálculos renais, infecções urinárias, males dos rins e do estômago, prisão de ventre, retenção de líquidos e elefantíase. A longo prazo, pode produzir alterações de próstata.

20. PAU TENENTE (Piscrama palo-amargo)
Combate cólicas hepáticas, debilidades em geral, diarreia, gases, distúrbios gastrintestinais, má digestão (pela diminuição da secreção gástrica), parasitas intestinais, constipação e anemia. Usado no tratamento de diabetes e em dietas de emagrecimento. Usado no tratamento de febre amarela e malária.

21. PEDRA UME KAÁ (Myrcia sphaerocarpa)
Usada no tratamento de diabetes e colesterol alto e em dietas de emagrecimento. Útil contra diarreias, enterites, problemas renais, hemorroidas e inflamação do útero e ovários.

22. PICÃO (Bidens pilosa)
Atua contra problemas hepáticos, desobstruente do fígado. Dissolve cálculos biliar e renal e combate a cistite. Usado no tratamento de icterícia (amarelão). Usado no tratamento de ingurgitamento das glândulas mamárias (leite empedrado).

23. POEJO (Mentha pulegium)
Combate problemas respiratórios, corizas e resfriados, má digestão, dores de barriga dos recém-nascidos, suspensão da menstruação e dismenorreia, sarnas e piolhos. Usado no tratamento de afecções bucais e dor de dentes. Útil contra infecções pulmonares, como pleurisia, pneumonia e tuberculose. Provoca sonolência e redução da lactação. Contraindicado para gestantes, especialmente no primeiro trimestre de gravidez, e lactantes.

24. PORANGABA (Cordia salicifolia)
Auxilia na eliminação de gordura, combate a celulite, colesterol e obesidade. Evita depósitos de gordura nas artérias, estimulando a circulação. Usada no combate a herpes e na prevenção e tratamento de câncer. Pode causar irritação em estômagos de pessoas sensíveis.

25. QUINA QUINA (Coutarea hexandra)
Combate arritmias cardíacas e palpitações. Usada no tratamento de anemia, convalescência, febres em geral (especialmente malária), inflamações e queda de cabelo. Contra indicado para gestantes.

26. QUIXABA (Sideroxylon obtusifolium)
Usada no combate a inflamações dos ovários e diabetes. Fecha feridas.

27. ROMà(Punica granatum)
Usado contra infecções intestinais com diarreias agudas com muco, pus e sangue, e na diarreia crônica e cólicas intestinais. Usado no tratamento de faringites, amigdalites, aftas, gengivites, afecções vaginais, leucorreia e herpes genital. Usado no combate á solitária e outros vermes. A dose tóxica é muito próxima da terapêutica, por isso deve ser administrado com cuidado. Tem como efeitos colaterais náuseas, vômito, cefaleia, vertigem, cegueira noturna e sonolência. Contraindicado para gestantes e pessoas com cálculos renais.

28. ROSA BRANCA (Rosa centifolia)
Usada contra inflamações e infecções uterinas e menstruação irregular. Utilizada como antisséptico para boca e garganta, olhos e ouvidos. Tônica estomacal e intestinal; resolutiva para úlceras. Usada contra problemas de fígado, náuseas e prisão de ventre. Utilizada também contra cálculos biliares. Atua no controle da pressão alta e contra problemas causados por estresse. Bom contra depressão, impotência e frigidez psicossomática.

29. SABUGUEIRO (Sambucus nigra)
Combate gripes e resfriados, bronquite e infecções das vias aéreas superiores. Resolutivo para inflamações cutâneas, infecções locais, feridas infectadas, dermatoses e doenças eruptivas, como sarampo, catapora, rubéola e varíola. Eficiente contra gota, reumatismo, pressão alta, diabetes, caxumba e flebites. Útil na eliminação de ácido úrico, cálculos renais e toxinas em geral. Usado no tratamento de movimentos involuntários de origem nervosa. Limpador da aura e constituidor do eu, infunde autoestima, confiança e amplia os sentidos.

30. SALVIA (Salvia officinalis)
Aumenta a capacidade intelectual, ativa os sentidos e a memória. Combate cansaço nervoso, depressão e esgotamento, gripes, resfriados, todo tipo de febre, afecções de boca e garganta, afecções da pele, estomatites, cólicas menstruais, distúrbios da menopausa, deficiências cardíacas, debilidade sexual, ninfomania, deficiências ovarianas, suores excessivos e suores noturnos. Reguladora da tensão arterial, tem ação sobre o pâncreas em caso de diabetes. Alivia a tosse asmática. Escurece os fios de cabelo, branqueia os dentes e fortalece as gengivas. Focalizadora das metas individuais, ajuda na externalização de sentimentos e infunde criatividade, autoconfiança, coragem e empreendedorismo.

31. SETE SANGRIAS (Cuphea balsamona)
Combate febres, moléstias venéreas, sífilis, diarreia, reumatismo, arteriosclerose, hipertensão arterial, colesterol alto e palpitações cardíacas. Ajuda a emagrecer e limpa os intestinos e rins. Útil contra dermatites, eczemas, furúnculos, pruridos, psoríase e úlceras. Alivia e fortifica o coração.

32. STÉVIA (Stevia rebaudiana)
Superadoçante não calórico. Calmante, diurético e digestivo. Combate a pressão alta, insônia, ansiedade, depressão e fadiga cerebral. Elimina toxinas e colesterol.

33. TANCHAGEM (Plantago major)
Combate tosse, inflamações da garganta e da boca, dos ouvidos, dos olhos, conjuntivites, gengivites, amigdalites, faringite, traqueíte, diarreias e distúrbios gastrointestinais, febres intestinais, apendicite crônica, inflamações renais, da bexiga, dos ovários e hemorroidas. Usada no tratamento de dores reumáticas, leucorreias, infecções vaginais, nevralgias das mamas, câncer de mama e cólica infantil. Contraindicado para gestantes.

34. UNHA DE GATO (Uncaria tomentosa)
Usada em pacientes com HIV. Previne tumores e trombose. Usada no combate a artrite, artrose, bursite, reumatismo, herpes genital e labial, hemorroidas, inflamações urinárias e sarampo. Contraindicado para gestantes e lactantes e para crianças menores de três anos, por falta de estudos adequados. Proibido tomar dois dias antes e depois da quimioterapia, devido ao forte efeito imunoestimulante.

35. URUCUM (Bixa orellana)
Combate a prisão de ventre, hemorragias, afecções do estômago, dispepsia, afecções respiratórias e alergias. Útil no tratamento de doenças coronarianas, como cardite, endocardite e pericardite. Antídoto do ácido cianídrico (veneno da mandioca brava). Protege a pele contra micoses, insetos e queimaduras.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top