
Foto: Cena do documentário
"Uma sequência inconveniente" que estreia no dia 19 de janeiro -
Crédito: Paramount/Divulgação
O Festival de Sundance, evento
anual de cinema independente criado pelo ator e cineasta Robert Redford, será
realizado de dia 19 a 29 de janeiro com foco no tema Mudanças Climáticas.
O evento, em sua 33ª edição,
acontece em Park City, no estado de Utah, nos Estados Unidos. Foram escolhidos
para o festival 113 longa-metragens de 32 países.
Será apresentada na abertura do
festival a sequência de “Uma verdade inconveniente”, documentário sobre o
aquecimento global e as Mudanças Climáticas que mostra a campanha do
ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista Al Gore para chamar atenção ao
problema. O filme, chamado de “Uma sequência inconveniente”, dirigido por Bonni
Cohen e Jon Shenk, estreia 10 anos após o primeiro documentário.
Pela primeira vez, o festival
determinou um tema para a programação e inclui 14 filmes como “Uma verdade
inconveniente, “Blackfish: Fúria Animal”, “A Enseada” (The Cove), “Terra do
Gás” (Gasland), “Perseguindo o Gelo” (Chasing Ice) e “A corrida contra a
extinção” (Racing Extinction).
“Meu engajamento pessoal pelo
Clima começou há mais de 40 anos e a urgência de tratar o assunto é crescente,
pois é uma ameaça real, com consequências severas. Se queremos evitar o pior
cenário, temos que agir imediatamente, enfrentando a indiferença, apatia e
oposição”, disse Robert Redford.
O consumidor consciente pode
ajudar a combater as Mudanças Climáticas. Cada produto que consumimos tem uma
história, com diversas etapas como a extração de matérias-primas e o descarte.
Cada etapa deste processo gera emissão de gases de efeito estufa, responsáveis
pelas Mudanças Climáticas. Por isso, é essencial refletir sobre a necessidade
de comprar um produto e se informar sobre os impactos do produto na sua
produção, no ciclo de vida e no descarte – além de dar preferência a empresas
que se preocupam em reduzir os impactos da produção sobre as mudanças
climáticas.
Fonte: Instituto Akatu