![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixv3ZIq0BPjOKdO57G_i303JV-0VKaHJZhbioaOBXL0ETr7fBvuNryE5f_Uny8M37vKNYLeT1N_UrEDUFrz3QMVSJg9oCsbUFprHCEuf36wsIs5AOnx-qfpV6ccVaw5NXGc0kEo6HXwvk/s640/Captura+de+Tela+2017-03-01+a%25CC%2580s+16.09.41.png)
Com uma área de aproximadamente 190 mil km², o Pantanal é considerado um Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO e continua nos surpreendendo a cada dia. 493 anos após o bioma ser descoberto pelos portugueses, uma nova espécie de planta acaba de ser encontrada no local. Trata-se da Ipomoea pantanalensis J.R.I.Wood & Urbanetz, um cipó da família da batata-doce.
A planta foi depositada no herbário da Embrapa há 30 anos e catalogada como uma espécie comum, mas durante uma visita ao local o pesquisador John Wood, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, percebeu que se tratava de um exemplar diferente das espécies já conhecidas.
Ele e a pesquisadora Catia Urbanetz fizeram, então, a descrição da nova planta. “No Pantanal, não há muitas espécies exclusivas. A maioria delas ocorre no Cerrado, na Amazônia e na Mata Atlântica. Por isso, foi um impacto muito grande para a gente saber que tínhamos uma preciosidade em nossa coleção”, explica Catia.
O próximo passo para a divulgação dessa descoberta será a publicação de um artigo cientifico em uma revista internacional de botânica. O material será todo escrito em inglês, com ilustrações da planta, detalhes de sua flor, descrições de habitat e características que a diferenciam das demais espécies. É o Brasil mais uma vez sendo destaque na imprensa mundial especializada por sua biodiversidade!
Fonte: The Greenest Post