Trabalho Voluntário: Links Recomendados para quem quer desenvolver trabalho voluntário



Algumas organizações disponibilizam um banco de dados on-line com informações sobre ONGs e voluntários dispostos a dar e receber apoio. Se você está procurando um trabalho voluntário para incrementar o currículo ou trabalha em uma organização não-governamental que precisa de mão-de-obra qualificada, visite os sites abaixo:

Os Voluntários das Nações Unidas é um programa que contribui para o desenvolvimento do mundo e a preservação da natureza por meio de ações voluntárias. A organização promove conselhos estratégicos para ações voluntárias e opções de participação cívica no desenvolvimento desses programas.

O UNV mobiliza mais de 7.500 voluntários todos os anos, em ações nacionais e internacionais. Mais de 75% desses voluntários são provinientes de países em desenvolvimento e cerca de 30% deles trabalham em seus próprios países. No site do UNV é possível conhecer mais sobre as ações realizadas pela organização, em todos os países do mundo. A página relacionada ao Brasil mostra diversas campanhas apoiadas pela organização em que os interessados podem buscar e se inscrever.

Os Voluntários das Nações Unidas também realizam o Dia Internacional do Voluntário, no dia 5 de dezembro. No site do evento, você conhece as ações promovidas e também pode inscrever a sua.

O portal Voluntários Online possui um banco de dados em que organizações não-governamentais e os interessados em trabalhar voluntariamente se inscrevem e conhecem oportunidades de trabalho voluntário através da internet.

No site, além de poder cadastrar ONGs e voluntários, é possível conhecer mais sobre esse tipo de mão-de-obra, as informações ficam na área de cursos, bibliotecas e sugestões de vagas. O programa é um serviço do Voluntários em Ação e tem o apoio da UN Volunteers, Pnud e Unesco.


O Voluntário para Voluntário é uma espécie de portal direcionado para o voluntariado corporativo. No site do programa as empresas podem conhecer como realizar ações guiadas pela responsabilidade social, ao utilizar o banco de dados com ações de voluntários já cadastrados ou programas para financiamento.
O Portal do Voluntário já realizou campanhas com o Instituto HSBC, Voluntários Bradesco, Rede do Bem - ALCOA, Starbucks, Voluntários Vale, Instituto C&A, Itaú Voluntário e IBM.

É outro site não-governamental que serve de ligação entre voluntários e organizações que precisam de suporte civil. O site conta com uma rede social que cruza informações dos voluntários com os dados das instituições cadastradas, facilitando a busca por apoio.
Os interessados também podem conferir as ações realizadas no ano de 2010 e conhecer mais sobre o projeto.

Voluntariado Empresarial

É cada vez mais comum o engajamento socioambinetal de empresas e corporações. Por isso, algumas organizações se especializaram justamente em realizar projetos e mobilizar ações de voluntariado empresarial. Conheça algumas delas:


A rede de Articulação Nacional pela Cidadania Empresarial é uma rede formada por entidades que atuam na disseminação de conceitos básicos para apoiar e mobilizar o empresariado a investir em práticas socialmente responsáveis.
Doze estados brasileiros, e o Distrito Federal, participam do projeto, são eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A rede também disponibiliza a publicação Cidadania Empresarial no Brasil - análise da atuação dos núcleos da Rede ACE, (em PDF) que pode ser baixado gratuitamente.


O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial é formado por uma rede de empresas, instituições e fundações empresariais que desenvolvem programas de voluntariado empresarial.

O conselho realizou as publicações Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil 1 e 2 - disponíveis para download no site. As pesquisas identificaram as ações brasileiras de voluntariado empresarial e levantaram avanços e desafios do setor.

The Business of a Better World (Negócios de um Mundo Melhor, em tradução livre para o português) é uma organização que trabalha para o desenvolvimento de projetos sociais com mais de 250 companhias.

A experiência de projetos internacionais acumulada pela ONG serve de conhecimento para aplicação de projetos locais no Brasil. No site ainda é possível ler publicações e pesquisas realizadas pela BSR.

Turismo Voluntário

A ONG Um Teto para Meu País também utiliza mão de obra brasileira em construções na América Latina/Foto: Divulgação
Conhecer novos lugares, pessoas, culturas e ainda fazer o bem para a comunidade local visitada. Esse é o propósito do turismo voluntário, geralmente realizado por jovens durante as férias, que se apresenta em diversas formas: pesquisa com animais ajuda humanitária, mutirões para catar lixo ou construir casas. Conheça alguns sites que podem ajudar na hora de escolher o local e o trabalho a ser realizado.

Está afim de surfar enquanto realiza um trabalho voluntário? Ou que tal auxiliar na restauração de algum projeto cultural? O "Voluntourismo" possui algumas opções divertidas e interessantes para quem quer ser voluntário por pouco tempo. No site, os interessados podem conhecer experiências e ações de quem já participou dessas viagens e se inscrever nos programas.

A organização trabalha com três missões: educar sobre o voluntariado; incentivar a criação de programas de "volunturismo"; e engajar viajantes para se tornarem voluntários. Para saber mais sobre cada uma delas entre em contato com vt@voluntourism.org.

Há muito trabalho voluntário a ser realizado no Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Rio VoluntáRio traz a possibilidade de ações ligadas à educação de crianças, promoção de cultura e esportes, acompanhamento de doentes, mutirões de limpeza em espaços públicos e mais uma lista de atividades - realizadas em períodos pontuais, regulares ou on-line.

As inscrições podem ser feitas no site da organização. Os interessados deverão tomar um curso sobre voluntariado e escolher qual atividade melhor se encaixa com o próprio perfil.

A World Volunteer Web é uma instituição online que busca sedimentar e substanciar a prática de intercâmbio voluntário além de servir como plataforma virtual para reunir, compartilhar e orientar atividades de apoio as metas do milênio.

A iniciativa tem entre os parceiros o brasileiro Portal do Voluntário, e dispõe de setores de ajuda e trabalhos disponíveis específicos para a pessoa que busca uma maneira de colaborar.





Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top