Peru vai plantar um milhão de árvores para proteger Machu Picchu



Machu Picchu é uma das maravilhas do mundo e Património da Humanidade, sendo que nos últimos anos tem sofrido com o excesso de turistas e, recentemente, com a construção de um novo aeroporto na região.
Para além destas ameaças a zona envolvente de Machu Picchu tem sofrido vários incêndios florestais que deixaram a zona desflorestada. Para combater estes incêndios e reforçar a imagem de maravilha natural ecossustentável foi dado início à campanha “Um milhão de árvores para o Santuário Histórico de Machu Picchu”.
O lançamento oficial integrou o 39º aniversário do estabelecimento do Santuário Histórico de Machu Picchu e contou com a presença do presidente peruano afirmou que “este compromisso de reflorestação seja não só assumido pelo Estado” como deverá tornar-se “um objectivo da nação”.
O iniciativa passa por tentar chegar a 2021 com o milhão de árvores plantado na região, permitindo a recuperação de terrenos degradados por “alterações no uso do solo ou por incêndios florestais”, apontou a ministra do Ambiente, Fabiola Muñoz Dodero.
“Nenhum esforço será pequeno, desde o contributo dado pelas crianças ao dado pelos camponeses ou operadores turísticos, Estado, todos e todas podemos contribuir”, disse a ministra, reforçando a ideia do projecto como um desígnio nacional: “Hoje estamos a começar algo que nos une e que é o desejo de tornar Machu Picchu num símbolo histórico, cultural e de esperança”.
Sobre o polémico projecto de construção do aeroporto a poucos minutos do Vale Sagrado dos Incas, anunciado que deverá estar terminado em 2023, não houve qualquer referência. A UNESCO já criticou a ideia, assim como um grupo de especialistas (entre arqueólogos, cientistas e historiadores, do Peru e de outros países) numa carta aberta ao Presidente Vizcarra. O aeroporto é pensado para receber entre seis e oito milhões de passageiros por ano, aumentando a pressão turística na zona.
Machu Picchu, descoberto em 1911 e declarado Património da Humanidade em 1983 atingiu mais de 1,5 milhões de turistas no ano passado, com a Rede de Caminhos Inca, segundo dados do Governo, a receber mais de 200 mil visitantes por dia.

Fonte: Greensavers

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top