E-tron, novo modelo, ultra-silencioso, da Audi (Foto: Divulgação) |
Os carros elétricos têm incontáveis vantagens para o meio ambiente — e uma característica que, em outras circunstâncias, seria altamente positiva: são silenciosos demais.
Sim, como praticamente não fazem barulho algum — exceto o silvar dos pneus sobre o asfalto –, eles podem representar um perigo para pedestres, cicilistas e até para outros veículos que não notem sua aproximação.
É por isso que os engenheiros da Audi alemã estão desenvolvendo o que chamam de “e-sons” para seus veículos elétricos. Trata-se de uma ironia: durante décadas, os engenheiros lutaram para diminuir o máximo possível o ruído provocado por motores, para maior comodidade dos motoristas e passageiros, e menor impacto ambiental.
Agora, o chefe da acústica da Audi, Ralf Kunkel, é quem coordena a busca de “e-sons” sintetizados, reconhecíveis para os Audi elétricos. “A tarefa é complexa”, diz ele. O principal pesquisador da empresa nessa área, o engenheiro e músico Rudolf Halbmeier, acha que o som de um automóvel deve soar de forma similar à música. É nessa linha que ele tem trabalhado.
Confira que interessante:
Fonte: Veja.com. Coluna Ricardo Setti