Telhado de garrafas plásticas pode ser solução para desabrigados


Um novo conceito de telhado para mostrar ao mundo as melhores formas de projetar os bens de consumo reutilizáveis. Esse é o SodaBIB, um protótipo que pretende transformar garrafas plásticas de água em um telhado que qualquer um pode construir.

Projetado para climas tropicais, onde é capaz de proteger o ambiente de chuvas torrenciais e deixar escapar o ar quente, o telhado ainda está em fase inicial, em forma de maquete, e a sua construção será liderada por dois arquitetos licenciados do New York Institute of Technology.

telhado-garrafa2.jpg

Para o criador Jason Van Nest, o projeto ajuda a resolver dois problemas: o da necessidade de abrigos para milhões de pessoas no mundo e o da grande quantidade de garrafas descartadas. "Para melhor ou pior, garrafas de água estão presentes em todo o mundo, elas são usadas uma vez, e logo descartadas. Em países em desenvolvimento, podemos ajudar as pessoas a construir abrigos com estes materiais", afirmou Nest na página Kickstarter.

telhado-garrafa.jpg
A garrafa é presa ao pallet com a própria tampa

Montar o telhado é prático e não exige ferramentas, segundo o criador até uma criança pode armar. O segredo está nos pallets que as empresas usam para transportar garrafas de bebidas. Nest projetou um pallet que as pessoas podem desmontar e usar como uma cobertura subestrutural. Depois é só colocar as garrafas apertando a tampa – tudo sem pregos, parafusos ou cola.

Assista ao vídeo em inglês da apresentação do projeto:

Fonte: EcoD