Museu Xingu traz peças recolhidas por Orlando Villas Bôas
Objetos do Museu Xingu pertenciam a Orlando Villas Bôas Divulgação |
Cerca de 150 peças indígenas que faziam parte da coleção particular de Orlando Villas Bôas (1914-2002) estão no Museu Xingu, na Casa Amarela.
O local pretende mostrar ao público tanto o material recolhido pelo sertanista no período em que viveu com os índios --e lutou por seus direitos junto com os irmãos Cláudio e Leonardo --quanto novos artefatos.
Instrumentos tradicionais, decorados com a tinta extraída dos frutos urucum e jenipapo, estão lá. As panelas, por exemplo, destacam-se entre os itens à mostra.
"A preferida de Orlando era a Tsak-Tsak, que cozinha a vapor. Ele até pediu para alguns ceramistas paulistas copiá-la, mas a investida foi em vão", diz a curadora Maria Paula Almeida.
Peças em exposição no Museu Xingu (foto: divulgação). |
Contudo, o espaço inaugurado em fevereiro não está fechado para os utensílios produzidos atualmente pelos índios. Segundo a assessoria do museu, integrantes de algumas etnias costumam visitá-los para falar de suas experiências e trazer artesanato e material novos.
O Museu do Xingu funciona de segunda à sexta, das 14h às 19h, e também oferece visitas guiadas aos sábados. Para isso, é preciso agendar com antecedência pelo e-mailou por telefone.
Peças em exposição no Museu Xingu (foto: divulgação). |
Museu Xingu, em São Paulo
QUANDO: de segunda à sexta, das 14h às 19h; também oferece visitas guiadas aos sábados
ONDE: na Casa Amarela (r. José Maria Lisboa, 838; tel: 0/xx/11/3884-8627 e 0/xx/11/3884-9112)
QUANTO: entrada franca
Fonte: www1.folha.uol.com.br