34,8 milhões de pneus inservíveis foram reciclados no 1º semestre de 2012


A Reciclanip realizou de forma ambientalmente correta
 a coleta e destinação de 174 mil
 toneladas de pneus l Foto:John Nyberg/SXC

No 1º semestre de 2012, a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos que atua na logística de coleta e destinação de pneus inservíveis em todo o Brasil, realizou de forma ambientalmente correta a coleta e destinação de 174 mil toneladas de pneus – o equivalente a 34,8 milhões de pneus de passeio. Hoje, são 743 ecopontos em todos os estados brasileiros e Distrito Federal.
Desde 1999, quando o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis foi consolidado, até o momento, já foram investidos US$ 177,5 milhões na coleta e destinação de 2,12 milhões de toneladas de pneus – isso equivale a 424 milhões de pneus de passeio que, se dispostos lado a lado, dariam seis voltas na linha do Equador.
Para o Gerente-Geral da Reciclanip, Cesar Faccio, muito ainda poderia ser feito para fomentar novas destinações do pneu inservível. “Uma possibilidade para fomentar a cadeia de reciclagem do pneu seria isentar a tributação sobre o pneu triturado ou granulado e o pó de borracha, uma vez que o pneu original já foi tributado anteriormente; isso reduziria o preço do resíduo e o tornaria mais atrativo comercialmente para segmentos da indústria e da reciclagem”, destaca.
Atualmente, 64% dos pneus coletados são empregados como combustível alternativo para a indústria de cimento. O restante, 36%, é triturado e pode ser reaproveitado na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, borrachas de vedação, pisos de quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.
“A utilização do asfalto-borracha na pavimentação de rodovias tem sido incentivada por meio de leis estaduais, porém os editais de recapeamento devem conter explicitamente a preferência por este tipo de asfalto, que tecnicamente é superior ao tradicional; isso aumentaria o destino de pneus inservíveis para este fim”, comenta Faccio. Se todos os pneus coletados no 1º semestre de 2012 fossem inteiramente transformados em matéria-prima para o asfalto ecológico, seria possível pavimentar 34,8 mil quilômetros de vias.
A Reciclanip, criada pelos fabricantes nacionais de pneus em 2007, atende à resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis no Brasil. Em 2012, a entidade recebeu, durante a Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro, o Prêmio-E pelos seus resultados de economia verde. A premiação tem a chancela do Instituto-E, UNESCO e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top