Mobilização de Recursos para o Terceiro Setor - Seminário de Imersão em Mosteiro: Auto-Suficiência Financeira para organizações do Terceiro Setor


Divulgação Ibracec

A distância entre o Terceiro Setor e o Meio Empresarial é um dos principais fatores que dificulta a promoção do desenvolvimento sustentável. Esta é uma afirmação que vale tanto para a Região Nordeste como para todo o Brasil.

De um lado, grande parte do meio empresarial desconhece o papel das organizações sem fins lucrativos, não valorizando as experiências comunitárias e as soluções simples e locais. Muitas vezes as empresas até temem a atuação das ONGs evitando aproximar-se de suas atividades ou interlocutores. De outro, o Terceiro Setor apresenta dificuldade em compreender o funcionamento da moderna empresa, seus mecanismos de trabalho, as suas formas de relacionamento, sua ética e padrões.
Mosteiro dos Jesuitas em Baturité: Local do Seminário
Para realizar transformações na sociedade que sejam significativas o Terceiro Setor deverá se fortalecer e crescer cada dia mais. É preciso que este alcance níveis profissionais semelhantes àqueles conquistados pela empresa privada.

Um dos caminhos é trabalhar severamente na melhoria de relações entre os dois setores. O desafio é criar mecanismos para aproximar Empresa e ONG para, em conjunto, apresentarem uma agenda comum para o desenvolvimento sustentável.
Mosteiro dos Jesuitas em Baturité: Local do Seminário
Pensando nesse desafio o Ibracec - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Cultura, Educação e Cidadania idealizou o “Seminário de Imersão: Auto-Suficiência Financeira para organizações do Terceiro Setor”, que em sua metodologia aplica de forma prática e organizada a fórmula que pode transformar a gestão. O Seminário visa orientar e capacitar profissionais de ONGs e gestores de projetos para que possam mobilizar recursos e desenvolver uma gestão financeiramente sustentável.


O foco deste Seminário, de aproximadamente 25 horas de duração ao longo de três dias, é de aumentar as possibilidades de captações de recursos junto à iniciativa privada, como forma de viabilizar os diversos projetos sociais desenvolvidos pelas ONGs.

Um dos principais pontos a ser abordado será a forma de construir o projeto, desde sua redação, embasamento teórico, apresentação, entre outros cuidados que podem ser decisivos no momento de convencer empresas a investir em projetos sociais.

Veja a baixo um pouco da metodologia e o conteúdo programático que será abordado durante o Seminário. Para ver a programação detalhada, conhecer o local onde será realizado e saber o valor do investimento, visite o site www.ibracec.com.br.
Divulgação Ibracec

Para saber mais sobre o facilitador veja o link: http://www.linkedin.com/pub/ricardo-p-maluf/26/823/973

Conteúdo programático e metodologia:

Teórico I      
Apresentação de “cases” recentes de projetos elaborados pelo ministrante;

Teórico II
  • Conceitos gerais;
  • Tipos de projetos;
  • Idéias, programas e projetos;
  • Equipe de elaboração de projetos;
  • Etapas de um projeto;
  • Equipe para implementação de um projeto;
  • A elaboração;
  • Escrevendo a proposta do projeto;


Pratica
  • Componentes de uma proposta;
  • Página de capa;
  • Resumo executivo;
  • Apresentação da instituição;
  • Introdução;
  • Contextualização do projeto;
  • Justificativa;
  • Objetivos;
  • Meta- público alvo e beneficiário;
  • Metodologia-cronograma;
  • Cronograma de atividades;
  • Metas;
  • Orçamento-investimento;
  • Avaliação;
  • Equipes;
  • Roteiro do critério de avaliação do projetos.


Dinâmicas
  • Exercício em grupos
  • Simulações de reuniões
  • Trabalho em equipe


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