Resíduos de esgotos podem produzir energia


O grande desafio de qualquer cidade não é apenas tratar todo o esgoto gerado, mas também tirar do meio ambiente a grande quantidade de resíduos proveniente dessa fonte - geralmente destinados a aterros sanitários.
O Brasil, por exemplo, gera mais de 1 milhão de tonelada por dia, mas o volume tratado ainda é muito reduzido, segundo a empresa alemã Huber Technology.
Para que esse tipo de lixo deixe de ser destinado à natureza, o diretor executivo da empresa, Marco Aurélio Pereira da Silva, conta que a multinacional está oferecendo ao mercado uma nova tecnologia capaz de evaporar - no chamado processo de desidratação - a água até que os resíduos cheguem a 90% de sólido seco.
Hoje a capacidade das companhias é de atingir apenas 20% de sólidos. "Esses resíduos em alta concentração têm características de carvão que podem ser usados como fonte de combustão para geração de calor e energia", explica.
Mas para atingir esse grau é preciso alguns estágios, diz Silva. No primeiro, a concentração é de apenas 20% de sólido, que tem ainda um aspecto pastoso. Em seguida, no processo de secagem o lodo passa de 20% para 90%, chegando assim à fase de combustão.
A ideia, é que os benefícios, além de serem destinados à natureza sejam revertidos para a própria empresa. Os resíduos nesse estágio pode ser usado como forma de energia, que serve para dar continuidade ao processo de secagem do lodo, barateando assim seus custos operacionais.
"A geração diária de 1.1 milhão de toneladas desse resíduo representa um potencial de 1,6 megawatts de energia. Em um ano, essa capacidade diária pode gerar energia suficiente para alimentar uma cidade 280 mil habitantes durante um ano inteiro", diz.
Enquanto no Brasil essa tecnologia é novidade, na Europa já existem algumas cidades que têm esse sistema instalado.
Aurélio conta que a partir dessa decisão, as estações deixaram de consumir energia elétrica das concessionárias para autoproduzir por meio dos resíduos tratados.
"Como o custo da energia elétrica é o segundo insumo mais caro no Brasil, há uma grande vantagem em fazer uso do lodo para esse fim", destaca.
Para mostrar a eficiência tecnológica oferecida pela empresa, Silva conta que o processo de secagem é realizado com filtros que inibem a propagação de gases tóxicos.
"Esse tratamento é feito de acordo com a legislação alemã de emissão de gases eliminados pela chaminé. Outro cuidado que tomamos é quanto à formação de poeira no processo de secagem. Por ser altamente explosiva tem de ser evitada", diz.
A redução dos custos com a manutenção de aterros, é outro benefício apontado por este processo.
Fonte: Cristina Ribeiro de Carvalho BE

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top