Sustentáveis também no trabalho - Confira abaixo algumas dicas que você pode adotar ou sugerir no local onde trabalha.


A sustentabilidade, aos poucos, vai fazendo parte do nosso cotidiano. E como a maioria das pessoas passa boa parte do tempo no trabalho, precisamos levar nossos hábitos sustentáveis também para esse ambiente. Um escritório sustentável pode significar um local saudável, produtivo, socialmente engajado e preocupado em crescer de maneira equilibrada e em preservar o meio ambiente.
Confira abaixo algumas dicas que você pode adotar ou sugerir no local onde trabalha.
- Ar condicionado: Deixe os aparelhos regulados e troque o filtro regularmente para evitar gastos desnecessários. Se possível, tente desligar o ar uma hora antes do final do expediente, o que pode gerar uma economia mensal de até 12% na conta de luz.
- Computador: O monitor representa 80% do gasto de um computador. Deixá-lo na tela de proteção gasta tanta energia quanto mantê-lo funcionando. Configure a sua máquina para que entre em stand by automaticamente após certo tempo de inatividade. E ao ir embora, não se esqueça de desligar o computador completamente!
- Luminosidade: O primeiro passo é trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Se a sua empresa tem janelas, aproveite para abrir as cortinas e desfrute da luz natural do dia. Se há lugares que a circulação de pessoas é baixa, instale sensores de presença, assim as luzes só ficarão acesas quando tiver alguém.
- Papelaria: Use papel reciclado em toda a papelaria do escritório, desde o papel de impressão até os envelopes e memorandos.
- Impressão: Antes de imprimir qualquer documento, principalmente e-mails, veja se é realmente necessário. Tenha em mente que papel, tinta e energia serão gastos no processo e, muitas vezes, os textos serão lidos e jogados fora em seguida.
- Carona: Organize listas de carona. Além de aproximar as pessoas, ajuda a economizar combustível e a diminuir o número de carros nas ruas.
- Reciclagem: Recicle todo o material utilizado na empresa e oriente seus colegas a destinar corretamente o lixo e reduzir o consumo de materiais.
- Reuniões externas: Tente evitar reuniões fora do local de trabalho. Isso economiza tempo de deslocamento e emissões de carbono com o transporte. Se possível, opte pelas videoconferências ou mesmo pelas chamadas de vídeos pelo computador.
- Escadas: Trabalha em um andar baixo? Então vá de escada! Além de fazer exercício físico, você ajuda o meio ambiente com a economia de energia do elevador.
- Home office: Converse com seu chefe e veja se há a possibilidade de, ao menos um dia na semana, você trabalhar de casa. Assim, evita-se o deslocamento até o local de trabalho – especialmente se morar longe –, o que reduz a quantidade de carros na rua, o consumo de combustível e a poluição.

Conte pra gente: quantas dessas dicas você já pratica no seu dia-a-dia?
Fonte: Rumo Sustentável e EcoD
Foto: scx.hu
Fonte: Natura Ekos

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top