Bondinho do Pão de Açúcar recebe rótulo ecológico da ABNT


Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil 

Rio de Janeiro - O Bondinho do Pão de Açúcar, que completou este ano 100 anos de existência, será a primeira atração turística do Brasil a receber o rótulo ecológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nesse segmento de atividade.


A certificação inédita será entregue hoje (07) à noite à Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que administra o bondinho, durante jantar do Global Ecolabelling Network (GEN). A  entidade internacional engloba os principais organismos de rotulagem ambiental do mundo e está realizando, nesta semana, sua reunião anual no Rio de Janeiro, da qual participam mais de 60 países.
O gerente-geral de Certificação da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira, disse, em entrevista à Agência Brasil, que o momento da rotulagem ambiental é importante  para a atividade socioeconômica no Brasil. “Os responsáveis pelo bondinho, apesar de o produto dele ser uma prestação de serviço,  tiveram a iniciativa própria de buscar um diferencial no que diz respeito aos cuidados com a preservação dos recursos naturais”.
Oliveira esclareceu que  a rotulagem ambiental  dada pela ABNT é dirigida às empresas que têm um diferencial perante os seus concorrentes. A  ABNT tem, atualmente, cerca de 150 produtos rotulados ambientalmente, representando em torno de 30 organizações nacionais e  estrangeiras, com fábrica ou escritório no Brasil. 
O gerente da ABNT salientou que o Bondinho do Pão de Açúcar é o primeiro ponto turístico no mundo a obter uma rotulagem ambiental. A certificação envolveu um trabalho de  conscientização nas empresas que oferecem serviços no local. “Um trabalho de conscientização ambiental, com redução do consumo de energia e de água, descarte de dejetos de forma sustentável, incluindo a separação de material reciclável do lixo orgânico e lançamento de matéria orgânica sem contaminação do meio ambiente, principalmente no entorno marinho e, também, com relação à preservação da flora e da fauna no local”.
Por meio da  ABNT, o Brasil é o único país da América do Sul membro do GEN.  O objetivo, disse Oliveira, é  que o Brasil se torne um elemento divulgador desse processo de rotulagem ambiental para os demais países do Cone Sul. Para cada tipo de produto ambiental é criado um procedimento específico pela ABNT e por um grupo de trabalho técnico, que atende também às normas internacionais ISO 14.020 e ISO 14.024, que tratam da rotulagem ecológica.
O gerente de Certificação explicou que, hoje, a ABNT  está outorgando a rotulagem ambiental em função de uma demanda do mercado. Ele estima que a concessão do rótulo ecológico para o Bondinho do Pão de Açúcar, a partir da existência de um procedimento específico já elaborado,   poderá motivar outros pontos turísticos do Brasil a buscarem esse tipo de certificação, “que efetivamente tenham ações que atendam ao nosso procedimento e  contribuam para a preservação ambiental”. Fonte: Agência Brasil

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top