Veja como habilitar seu celular para ligações e 3G no exterior



Habilitar uma linha de telefone celular para viajar no exterior não é complicado, mas pode gerar grandes dores de cabeça sem não houver planejamento. Ao fazer o orçamento das suas próximas férias, é importante definir se você deseja manter sua linha de celular ativa com você. Afinal, o uso irresponsável pode trazer surpresas como a cobrança de R$ 4.199,90 pelo uso do pacote de dados. Já pensou ver isso em sua próxima fatura?

A grande vantagem de utilizar do roaming internacional é que o seu número de celular será exatamente o mesmo para quem ligar para você. Algumas operadoras chegam a oferecer a possibilidade de receber mensagens de texto gratuitamente (apenas quem enviou pagará o valor normal por mensagem). Dependendo do pais de destino e da disponibilidade de recursos do aparelho, ainda é possível usar os serviços de dados para trocar e-mails, acessar redes sociais, enviar fotos, etc.



No Brasil nós utilizamos apenas celulares com tecnologia GSM capazes de operar nas frequências de 850 GHz, 900 GHz, 1800 GHz e 1900 GHz. Ainda assim, nem todos os aparelhos vendidos no país suportam todas as bandas.

Por isso, antes de viajar é preciso confirmar se a tecnologia suportada pelo seu aparelho e a tecnologia disponível na região em que você pretende visitar são compatíveis, evitando a contratação de um serviço que nem mesmo poderá ser usado. Se a rede for diferente, há soluções: clientes da Vivo podem pegar um aparelho emprestado para o período da viagem mediante a entrega de um cheque caução. Já a Claro oferece a locação de aparelhos.

É recomendável que antes da viagem o usuário entre em contato com a sua operadora e consulte os planos disponíveis, já antecipando a contratação do serviço. Ainda assim, se você viajar na pressa é possível contratar o roaming internacional fora do Brasil, mas a oferta de planos e valores são mais restritas. Para contratar o serviço, veja a tabela abaixo:


PARA ENTRAR EM CONTATO A OPERADORA NO EXTERIOR
Claroligue *468mais informações
Oiligue *144mais informações
Timligue *144mais informações
Vivoligue *8486mais informações


Uma outra opção é ter um número de telefone em mãos do próprio pais que estiver visitando. Nos EUA por exemplo, turistas podem comprar um celular com chip e fazer ligações pré-pagas por um custo aproximado de R$ 120. Grandes lojas de varejo disponibilizam a venda destes aparelhos.

Se manter o seu número de celular não for uma prioridade, ou ainda se estiver disposto a colocar um siga-me de uma linha para a outra, muitas vezes vale a pena conferir os valores oferecidos por outras operadoras. É comum o lançamento de promoções interessantes para quem for viajar em períodos específicos, como nas férias e nas Olimpíadas. Pesquisar antes de colocar o pé na estrada pode ser uma boa saída para continuar comunicável sem perder controle do orçamento.Além disso, caso você queira usar o seu próprio smartphone, basta comprar um chip de alguma operadora do país. Mas vale a dica: sempre verifique a compatibilidade das tecnologias. Nos EUA, por exemplo, a operadora Verizon só trabalha com celulares CDMA ou 4G-LTE - nenhum deles ainda suportado no Brasil.
Fonte: TechTudo

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top