O Ministério do Meio Ambiente francês acaba de anunciar uma nova lei que vai exigir de todos os edifícios não-residenciais o desligamento da iluminação interior e vitrines à noite, quando os estabelecimentos não estiverem mais abertos. Segundo o The Guardian, a lei, que deve entrar em vigor no dia 1º de julho, espera reduzir a poluição luminosa e principalmente guardar a quantidade de energia que conseguir economizar.
A nova lei de eficiência energética vai exigir que as lojas e escritórios em toda a França desliguem a luz interna e vitrines uma hora após a saída do último funcionário. A fiscalização só vai fazer exceções durante datas comemorativas como o Natal e em pontos turísticos e culturais.
A fiscalização só vai fazer exceções durante datas comemorativas como o Natal e em pontos turísticos e culturais. Foto: Sxc.hu
De acordo com o ministério, a nova lei deve economizar cerca de dois terawatts/hora de eletricidade por ano, o equivalente ao consumo anual de 750 mil famílias. Ela pretende impedir a libertação de cerca de 250 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.
O ministro da Ecologia da França, Delphine Batho, disse esperar que a lei mude atitudes dos franceses e que possa ajudar o país a se tornar um pioneiro na redução da poluição luminosa.
Fonte: EcoD.