Neste ano, 27 marcas de automóveis estão participando voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Isto representa quase o triplo de adesão das empresas ao programa em relação às dez marcas do ano passado.
A nova lista do PBEV já contempla informações sobre o consumo de combustível de 346 modelos de veículos à venda em 2013 que poderão exibir a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia.
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) é aplicado de forma voluntária aos veículos leves movidos a gasolina, etanol ou GNV (de fábrica).
Os fabricantes que aderem ao programa testam parte dos modelos que serão comercializados, declarando ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) os valores de consumo de cada combustível.
Os modelos participantes são, então, comparados de “A” a “E” dentro de suas categorias. Os valores de consumo e a classificação são informados nas páginas eletrônicas do Inmetro e do Programa Nacional da Racionalização do uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet) e nas etiquetas afixadas opcionalmente nos veículos pelos fabricantes participantes.
Clique aqui para consultar de forma interativa e comparar todos os modelos.
Fonte: Conpet