AppliFish: app da ONU orienta sobre qual peixe comprar

Para que o consumidor não erre a mão na hora das compras, ONU lança aplicativo AppliFish, que indica o quão ameaçadas de extinção estão as espécies de peixes e outros animais marinhos que são comuns no cardápio.

Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apontam que oconsumo de peixe dobrou nos últimos 50 anos. A popularização desse tipo de alimento anda preocupando os ambientalistas, já que intensifica a pesca predatória e o consumo irresponsável, o que aumenta o risco de extinção das espécies. Em 2009, por exemplo, 30% dos estoques mundiais de pescado foram superexplorados 
pelo homem. 
Para contar com a ajuda dos cidadãos no combate ao problema, a ONU lançou o aplicativo AppliFish, que informa o grau de vulnerabilidade de mais de 550 espécies marinhas - entre elas, peixes, polvos, lagostas e tubarões. A ideia é que o consumidor consulte a ferramenta na hora das compras e, assim, opte por um pescado que não esteja ameaçado de extinção, garantindo a perpetuação do animal no meio ambiente. 
O aplicativo classifica as espécies em quatro categorias: 
Em perigo, para animais cujo consumo deve ser 100% evitado, como o atum-rabilho (Thunnus thynnus) e o esturjão beluga (Huso huso); 
Vulnerável, para os pescados que estão em situação de alerta, como o bacalhau-do-atlântico (Gadus morhua); 
Menor preocupação, para os que podem ser consumidos - mas, claro, sempre com bom-senso -, como o atum-branco (Thunnus alalunga) e o bonito (Sarda sarda) e 
Dados deficientes, para espécies ainda pouco estudadas. 


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O AppliFish ainda traz outras informações a respeito dos bichos, como características físicas e mapa de distribuição - 
revelando, inclusive, quais espécies sofreram migração por conta de alterações climáticas


Desenvolvido pela plataforma i-Marine - formada por 13 institutos de pesquisa, universidades e organizações internacionais de três diferentes continentes -, o app está disponível, em inglês, para iPhone e Android e é uma ótima pedida para ajudar o consumidor a escolher quais são os peixes que podem estar na sua mesa na Semana Santa - e, mais especificamente, na Sexta-Feira da Paixão -, quando, segundo a tradição cristã, deve-se fazer jejum de carne vermelha, o que aumenta o consumo 

de pescados.

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