33% da carne consumida no Brasil não passa por inspeção

Relatório da ONG Amigos da Terra revela que um terço da carne que chega à mesa do brasileiro não passa por inspeção sanitária. Além de colocar a saúde da população em risco, os abatedouros ainda desrespeitam o meio ambiente, os direitos trabalhistas e o bem-estar animal

Você faz ideia da procedência do bife que coloca no seu prato? De acordo com o relatório Radiografia da Carne no Brasil, há chances de ele sequer passar por inspeção sanitária antes de chegar a sua mesa. O documento, produzido pela ONG Amigos da Terra, revela que um terço da carne consumida no Brasil vem deestabelecimentos com baixa higiene.

Feito durante oito meses, o levantamento analisouabatedouros de oito Estados brasileiros, que respondem por mais de 60% do rebanho bovino do país: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo. Aproximadamente 80% dos empreendimentos avaliados não realiza a inspeção sanitária exigida por Lei.

De acordo com o relatório, a própria legislação propicia essa "farra do boi". Isso porque, atualmente no Brasil, há quatro padrões sanitários diferentes: para carnes exportadas, importadas por todo o país, importadas no âmbito estadual e importadas no âmbito municipal. A grande variedade de padrões propiciaria a corrupção.

Para reverter a situação, a Amigos da Terra apresentou o documento em Brasília, propondo que se crie um sistema único de inspeção sanitária no Brasil. "Se acabarmos com a inspeção de ficção, não vai faltar carne na mesa do brasileiro: a capacidade de abate em plantas com inspeção federal atinge mais do que o dobro da produção atual", garante Roberto Smeraldi, diretor da ONG.


{txtalt}
A FARRA NÃO PARA POR AÍ O relatório ainda denuncia outras irregularidades da cadeia pecuáriano Brasil. Entre elas:
- desrespeito ao meio ambiente;
- descumprimento dos direitos trabalhistas;
- ausência de rastreabilidade do gado;
- desrespeito ao bem-estar animal e
- existência de veterinários que assinam certificados sem presenciar o abate, o que permite que a carne circule sem qualidade, mas sem ser considerada clandestina.

O documento Radiografia da Carne no Brasil é uma das etapas de pesquisa a respeito da cadeia pecuária brasileira realizada desde 2007 pela Amigos da Terra. Assista, abaixo, ao documentário produzido pela ONG a respeito do tema.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top