A ideia é conscientizar a população sobre o impacto que uma alimentação baseada no consumo exagerado de carne tem sobre o meio ambiente, a saúde dos seres humanos e dos animais. | Imagem: Divulgação |
A ideia é conscientizar a população sobre o impacto que uma alimentação baseada no consumo exagerado de carne tem sobre o meio ambiente, a saúde dos seres humanos e dos animais.
A mesma campanha já existe em outros países, tendo o apoio de diversos líderes internacionais. O Reino Unido, por exemplo, tem o ex-Beatle Paul McCartney como padrinho. No Brasil, ela teve início em outubro de 2009, em São Paulo, mas já foi estendida para outras cidades brasileiras.
Segunda-feira é o dia de colocar um novo projeto em prática. Geralmente, é o dia escolhido para cumprir a promessa de iniciar um regime, parar de fumar, começar a praticar uma atividade física. Esse fator é uma das explicações pela escolha da data. O principal motivo, de acordo com os organizadores, é que os brasileiros ingerem carnes em maiores quantidades durante o fim de semana, portanto estão mais propensas a ter uma alimentação leve às segundas-feiras.
Entre as celebridades que apoiam a campanha estão os cantores Marisa Monte e Gilberto Gil, a modelo e apresentadora Ellen Jabour e os atores Diogo Vilela e Cléo Pires. Veja aqui como colaborar também.
O grupo ressalta que apesar de no Brasil a palavra “carne” ser apenas relacionada à carne bovina, a iniciativa se aplica também a peixes, aves e qualquer outro animal. Para facilitar a adoção do hábito, a Sociedade Vegetariana Brasileira fornece receitas, dicas de nutrição, notícias e informações a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para aderir à ação.
Fonte: CicloVivo