Holandeses constroem escola sustentável em comunidade do Mali




Localização: Mopti, Mali
Contratante: Amatigue Dara, em colaboração com os alunos da Escola de moradores Balaguina Sevare e
Orçamento: 41 mil euros
Cliente: Dogon Education Foundation
Área: 420,0 m2
Ano: 2012
Photographs : Cortesia da Fundação Dogon Educação
   
Cortesia da Fundação Dogon Educação
O projeto está localizado na aldeia rural de Balaguina, na região de Dogon do Mali (Património Mundial em 1986), na África Ocidental. A região Dogon ainda é subdesenvolvido, como o governo quase não investe nessa região remota do país. Uma chave importante para a melhoria das condições de vida das pessoas é o desenvolvimento da educação. Balaguina A velha escola estava em um hangar mal construído e muito danificado. Este projecto baseia-se num edifício novo que atenda às necessidades de um número crescente de alunos.

Cortesia da Fundação Dogon Educação
Contexto
A aldeia situa-se no planalto de Pinari, cerca de 40 quilômetros a sudeste de Mopti e 500 quilômetros de Bamako, a capital. Esta área está localizada na região do Sahel, que é caracterizada pela alternância de período seco e chuvoso. A estação chuvosa dura cerca de cinco meses, entre maio e setembro. Neste período, a área é verde e a temperatura atinge 40-45 ° C. A área se torna uma paisagem árida na estação seca.

Cortesia da Fundação Dogon Educação
A escola está localizada no caminho para Nando e outras aldeias vizinhas. O local foi escolhido cuidadosamente com os aldeões e os dois aspectos principais determinado local. Primeiro, ele teve um bem perto do chão, o que pode ser utilizado durante o processo de construção e as crianças no futuro. E em segundo lugar, a escola serve não apenas estudantes Balaguina, mas também para as crianças de três aldeias dos arredores. Portanto, ele deve ser de fácil acesso para os 180 alunos que vêm de lugares diferentes.

Ao fornecer escola fora da aldeia, na estrada para as aldeias vizinhas, o edifício "pertence" a todos eles. Outra razão para este local é que uma escola não se encaixa na organização das aldeias tradicionais de Dogon, que consistem em casas de família, casas de homens e mulheres separadamente e altares.

Cortesia da Fundação Dogon Educação
Princípios Básicos
Utilizando materiais locais / tecnologias básicas
Um dos principais critérios foi o uso de materiais e recursos locais para a construção econômica e sustentável que se integra com a paisagem e se adapta a métodos de construção tradicionais.Isso levou ao uso de blocos de terra comprimido e técnicas de construção inovadoras que vêm sendo adotadas em outros projetos na região.
Planta

Processo educativo / Incorporando a comunidade
O objetivo deste projeto não é apenas para a construção de uma obra de construção de escola corretamente, mas também proporcionar aos alunos e população local a oportunidade de aprender sobre a sua construção. O processo desempenha um papel importante no desenvolvimento sustentável das técnicas tradicionais de construção no local.
O contratante e local artesãos trabalhou em estreita colaboração com os alunos da Escola de Sevare, durante todas as fases do processo.

Cortesia da Fundação Dogon Educação
O envolvimento da comunidade foi muito importante para disseminar a consciência da mentención futuro edifício. Além disso, pedreiros ganhou novos conhecimentos e experiências, para que possam construir de forma independente e desenvolver sua própria linguagem arquitetônica com base em blocos de terra comprimido.

Confortável Climatização
Como a temperatura atinge facilmente 40 graus C e ainda mais, era essencial para criar um clima interno confortável. Demorou soluções de design inteligentes e escolha de materiais. O telhado de blocos de terra comprimido, em vez de chapas de papelão ondulado e tubos de ventilação superou o desafio.
Tribunal

Projeto
Montagem
O projeto é feito pela escola, casas para professores, blocos sanitários e espaços abertos. O campo será cercado por plantas de Jatropha para fornecer alguma proteção contra os animais.Óleo vegetal também é utilizado para o fabrico de biodiesel. A escola deve cumprir com as obrigações impostas pelo governo ea CAP (Centro de Animação Pedagógica). As escolas geralmente consistem em grupos de três salas de aula. As salas de aula devem ser 7 x 9 metros e servir cerca de 60 alunos. Balaguina A escola é construída em duas fases, a fim de atender ao crescente número de alunos. A primeira fase consiste em um edifício de três salas de aula, com terraços em ambos os lados. A segunda fase inclui um outro edifício de três salas de aula, localizada perto da estrada. Entre esses edifícios, há um grupo de árvores para oferecer sombra.O bloco de habitação para os professores está disponível na beira do campo e cada um tem seu próprio pátio cercado por grades de pedras cortadas tradicionais, feitos pelos habitantes de Balaguina. O prédio tem três casas, cada uma com sua própria orientação. O escritório do diretor é voltado para a escola, com uma boa visão do todo. As casas dos professores não estão nas pessoas, para as pessoas é para as famílias e os professores vêm de outras pessoas e não tem família em Balaguina. O bloco de amenidades está localizado no canto do campo, de fácil acesso para os alunos e professores. Bem escola foi construída no outro lado da rua, para que ele também pode ser usado pelos moradores e recintos escolares para os alunos permanece. A posição da escola, casas e saneamento bloco também tem sido determinado pelas árvores que devem ser preservadas.
Cortesia da Fundação Dogon Educação
A Escola
A arquitetura da escola e as casas dos professores têm uma relação estreita com as tradições locais de habitação. O uso de blocos de terra compactada permitir integração com o meio ambiente.
Cortesia da Fundação Dogon Educação
A estrutura é a única escola com dois terraço junto à sala de aula. Eles agem como vigias e como contrafortes para assumir o comando da abóbada da sala de aula. Além disso, oferecendo um espaço confortável ao ar livre para os estudantes. Os tijolos do terraço são estabelecidas através de anos de blocos alternados, ditando o ritmo da fachada. O telhado e beirais são acentuados por camadas de pedra, enquanto o telhado de blocos de terra compactada está associado a uma espessa camada de 20-30 mm de terra vermelha misturada com cimento para fazer uma camada impermeável. Gárgulas água da chuva captura de cerâmica feitas à mão e aplicar no teto para a ventilação e permitir a entrada da luz do dia.

Professores Houses
Para incentivar os professores a obter para a região de Dogon, as casas foram construídas ao lado da escola. O prédio tem três casas e escritórios para o diretor. O bloco consiste em quatro abóbadas um ao lado do outro. Cada casa conta com um pátio, um foyer e um quarto. Para criar mais privacidade neste bloco, cada casa tem sua própria orientação. As janelas e aberturas de portas são acentuados com uma ampla margem de alvenaria. Isso reforça os blocos de construção solar e bons resultados de sombra sobre o ritmo característico fachada de arquitetura Dogon. O principal tem um quarto extra para sua família.
Cortesia da Fundação Dogon Educação
Construção
Na região de Dogon utilizando diferentes métodos de construção e de materiais, dependendo da localização exacta. A argila é o material de construção mais comum, uma vez que na região podem ser encontrados vários tipos de argila. Em Balaguina, argila era a escolha mais óbvia demais.
Cortesia da Fundação Dogon Educação
Eles tentaram construir com materiais disponíveis localmente, tanto quanto possível. Todo o edifício, as paredes, o teto curvo e pisos são feitos de blocos de terra comprimidos hidraulicamente. Os blocos pesam 8,5 quilos cada e pode resistir a uma pressão de 15 N/mm2.Um 3-4% de cimento é adicionado os blocos para torná-los à prova de água. A fundação é despejado concreto. As condutas de ventilação formadas pelas gárgulas tradicionais, para alcançar melhor ventilação. As esquadrias de aço foram Mopti feitos por artesãos familiarizados com a técnica. o uso de madeira nativa foi rejeitado porque a madeira é escassa, trabalhoso e exigente em termos de manutenção, além de evitar a ameaça de cupins.
Texto original por Fundação Dogon Educação.
Elevação

* Localização aproximada pode indicar cidade / país e não necessariamente o endereço exato 

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