Palestra trata dos caminhos indígenas que cruzavam Paranapiacab

Apresentação será na segunda-feira (27), às 14h., no Centro de Visitantes do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
Santo André, 24 de maio de 2013 – Paranapiacaba, que na língua tupi-guarani significa “lugar de onde se vê o mar” será palco, na próxima segunda-feira (27), da palestra “Os caminhos indígenas dos Peabirus – o conhecimento indígena da natureza e o seu modo de orientação”,que tratará dos caminhos indígenas da região antes mesmo da chegada dos portugueses. Na oportunidade o professor Julio Abe Wakahara e o cacique da aldeia Guarani de Itaóca Robson Miguel farão uma abordagem do tema a partir do conhecimento acadêmico e da tradição oral indígena ancestral. A atividade é aberta a todos os interessados e acontecerá no Centro de Visitantes do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, na Rua Direita, 371, a partir das 14h.
De acordo com os organizadores, quando os portugueses chegaram à costa brasileira, encontraram vários caminhos indígenas de penetração ao interior conhecidos como “Peabiru”. A antiga Trilha dos Tupiniquim, trecho inicial destes caminhos começava na região de São Vicente, passava por Paranapiacaba e depois atravessava os atuais estados de São Paulo e Paraná para dirigir-se ao Paraguai.  Paranapiacaba era ponto estratégico na ligação do mar com o planalto paulistano. A palestra será sobre esses caminhos antigos que estariam nos mesmos locais dos atuais caminhos percorridos pelos atuais monitores ambientais da Vila ferroviária de Santo André.
A palestra “Os caminhos indígenas dos Peabirus – o conhecimento indígena da natureza e o seu modo de orientação” tem o apoio da Prefeitura de Santo André. A atividade é gratuita e não há necessidade de prévia inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 11 4439-1321 ou 4439-0321 (Centro de Visitantes do parque).

Serviço:
Palestra: Os caminhos indígenas dos Peabirus – o conhecimento indígena da natureza e o seu modo de orientação, com o professor Julio Abe Wakahara e o cacique da aldeia Guarani de Itaóca Robson Miguel.
Data: segunda-feira (27 de maio), 14 h.
Local: Centro de Visitantes do Parque Nascentes de Paranapiacaba (Rua Direita, 371, Parte Baixa de Paranapiacaba)
Grátis
Mais informaçõesTel. 11 4439-1321 ou 4439-0321 (Centro de Visitantes do parque).
Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André e compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a área de proteção e preservação de mananciais da cidade.
Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas. 
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br tel. (11) 4433-0137
Janaina Duarte: jhduarte@santoandre.sp.gov.br tel. (11) 4433-0135

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top