Reparar é o quarto R da sustentabilidade

Especialistas do IEEE analisam como o reparo de celulares pode tornar a indústria de eletrônicos de consumo mais comprometida com o meio ambiente
Nova York. Reduzir, reutilizar e reciclar são considerados fundamentos de uma vida sustentável. Contudo, especialistas do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a maior organização técnico-profissional do mundo, identificaram que reparar é uma palavra igualmente importante no compromisso com o meio ambiente, especialmente quando se fala da indústria de eletrônicos de consumo.


Por meio de pequenas mudanças no design, os fabricantes de celulares podem aprimorar a condição de reparo de seus produtos e agilizar o processo de fabricação nos primeiros estágios da operação. Dessa forma, o impacto ambiental é minimizado enquanto se promove o comércio global e o desenvolvimento social.

Segundo o relatório “Rastreando a Telefonia Móvel Mundial” da International Data Corporation, os fornecedores irão colocar no mercado mais de 1,7 bilhão de telefones celulares em 2013 e esse número deve crescer até 1,4 por cento a cada ano. O impacto ambiental de produzir esse volume de aparelhos é respeitável, se considerarmos que são usados 75 quilos de matéria-prima para produzir cada celular e mais de 30 litros de água para produzir um só microship.

O relatório “Avaliação do Ciclo de Vida do Sistema de Comunicação Móvel UMTS: Em direção a Sistemas Ecoeficientes”, apresentado durante o Simpósio Internacional sobre Eletrônica e Meio Ambiente do IEEE, indica que a extensão da vida útil dos celulares de um para quatro anos diminui o impacto ambiental em cerca de 40 por cento. Enquanto estão sendo criadas inovações para aprimorar a sustentabilidade desse processo, os fabricantes de telefones celulares podem angariar benefícios ambientais mais imediatos ao tornarem seus produtos mais fáceis de consertar.

“Fabricantes de celulares produzem uma grande variedade de aparelhos para atender aos requisitos tecnológicos e financeiros dos usuários tradicionais e dos proprietários de primeira viagem, tanto nos mercados líderes globais quanto em países em desenvolvimento”, diz Stu Lipoff, Membro do IEEE e Presidente da IP Action.

“Os primeiros estágios de operações para a fabricação, que incluem a mineração de matérias-primas, resíduos de mina e poluição da água no processo, assim como a energia necessária para refinar e produzir o aparelho, podem ser reduzidos com o emprego de designs que contribuam para uma reparabilidade mais fácil e econômica. Assim, celulares reformados do mercado de primeira mão ganhariam vida estendida nos mercados secundário e terciário. Tal processo não só ajudaria a reduzir o impacto ambiental do processo produtivo, mas também forneceria mais tecnologias avançadas para as nações em desenvolvimento, colaborando para o desenvolvimento do comércio global e melhoria da qualidade de vida ao redor do mundo”, afirma.

Chave de fenda
Avanços tecnológicos têm permitido que fabricantes produzam aparelhos cada vez menores e mais finos. Porém, junto a essa tendência está a de empregar designs cada vez mais fechados e utilizar materiais que tornam os aparelhos praticamente irreparáveis.

“Independentemente do tamanho, há vários elementos de design que os fabricantes podem usar para melhorar a reparabilidade de seus produtos”, afirma Kyle Wiens, Membro do IEEE e CEO da iFixit. “Coisas simples melhoram muito a reparabilidade de telefones e aumentam significativamente sua vida útil. Por exemplo, utilizar compartimentos que abram, usar parafusos ao invés de adesivos e oferecer fácil acesso às partes que costumam quebrar, como a tela. É fundamental que designers incorporem elementos sustentáveis em seus produtos, não apenas para que estes durem mais, mas também para que ajudem a promover um futuro sustentável e com respeito ao meio ambiente”, explica.

IEEE
A IEEE é uma das maiores organizações técnico-profissional dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Por meio das suas publicações, conferências, padrões tecnológicos e atividades profissionais e educacionais, a IEEE é ouvida em várias áreas que incluem desde sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações até engenharia biomédica, energia elétrica e produtos eletrônicos.
Fonte e mais informações: www.ieee.org

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top