Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica 2013 terá pavilhões interativos


Realizado às vésperas do Dia Nacional da Mata Atlântica (27/5), o Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, evento gratuito da Fundação SOS Mata Atlântica, tem o objetivo de sensibilizar todos os cidadãos sobre a importância desta floresta. Com o tema “Direitos e Deveres Ambientais”, o encontro acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio, das 9h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera e no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna), em São Paulo.
Em sua 9ª edição, o Viva a Mata surge reformulado e com uma proposta de maior interatividade entre suas ações e o público. Seis pavilhões – Florestas, Mar, Ambiente Urbano, Água, Mudanças Climáticas e Propriedades Sustentáveis – reunirão atividades sensoriais e vivenciais sobre cada um desses temas, além de exposições de ONGs que lutam pela sustentabilidade e empresas parceiras.
No pavilhão Florestas, o público encontrará uma grande maquete que simulará o ambiente da Mata Atlântica em toda a sua extensão. A maquete terá pontos de observação e para cada um deles o visitante terá lupas à disposição.
O pavilhão Mar terá sua atividade interativa focada no consumo consciente de pescado, com uma atividade que dará ao visitante a sensação de que ele está no mar. No espaço, haverá silhuetas de peixes distribuídas pelo pavilhão e informações sobre esses animais e período de defeso, para que as pessoas aprendam quais espécies podem consumir.
O tema Ambiente Urbano trará uma atividade que colocará o visitante como protagonista de suas ações. O pavilhão será composto por várias fotos que retratam situações de caos urbano. Na parede estarão espalhados diversos buracos com diâmetro suficiente para que uma pessoa possa olhar por entre eles. Quem o fizer, verá do outro lado sua própria imagem refletida num ambiente bem diverso do caos inicial, formado por paisagens como praias sem lixo.
Já o pavilhão Água apresentará as bacias hidrográficas localizadas no bioma Mata Atlântica, destacando informações como demanda, vazão, consumo e captação dessas bacias de forma lúdica, por meio de torneiras e bacias.
As Mudanças Climáticas serão abordadas a partir da ação “Supermercado Consciente – Sua compra em CO2”, que mostrará que toda atividade realizada ou serviço usado gera gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Os visitantes receberão cestas para fazer suas compras num mercado dividido em gôndolas como transporte, resíduos e energia.
Por fim, o pavilhão Propriedades Rurais Sustentáveis utilizará um labirinto para informar aos visitantes que é possível ter uma propriedade rural que cumpra a função de ser produtiva ser agredir o meio ambiente.
A programação do Viva a Mata 2013 contará ainda com apresentações musicais e teatros, oficinas e uma programação de palestras no auditório do MAM que reunirá especialistas para debaterem o Código Florestal (24/5) e a Proteção dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos (25/5). Veja a programação completa aqui.
“Interação e motivação são palavras para resumir o Viva a Mata deste ano. Queremos estimular as pessoas a se envolverem com os acontecimentos que as rodeiam, cumprindo seus deveres sem deixar de exigir seus direitos”, afirma Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica.
O patrocínio do evento é do Bradesco e o apoio é da Rede Globo, Rádios Eldorado e Estadão e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top