10 coisas que você deve ensinar ao seu filho sobre o meio ambiente

A preservação ambiental não tem idade: quanto mais cedo, melhor para aprender a respeitar o planeta. E os pais são essenciais nessa missão. Veja dicas de membros do Greenpeace, SOS Mata Atlântica e Instituto Akatu e estimule seu filho a ser um amigo da natureza.


1ª - Você é o exemplo
As crianças imitam o comportamento dos adultos. “Desde o começo da vida, a criança aprende pela observação, por isso, as atividades do cotidiano são mais importantes do que parecem”, explica a pedagoga Julia Milani, da assessoria educacional Terceiro Passo. Assim, não adianta querer que seu filho seja ecologicamente correto se você dá maus exemplos. “Ter pais com hábitos conscientes em relação à natureza é a melhor maneira de ensinar”, concorda Karen Francis, voluntária do Greenpeace Brasil.


2ª- Seja um educador
Explique os conceitos de forma simples, dê exemplos, utilize livros. “Mostre na internet o trabalho de uma cooperativa e como ela transforma o lixo, por exemplo”, aconselha Julia. Fale sobre o funcionamento das coisas e relação entre pessoas e animais, de maneira simples e objetiva, que incentive a criança a pensar num todo, não apenas em seu próprio mundo”, afirma Karen.


3ª - Crie um consumidor consciente

O consumo consciente é aquele que considera os impactos na sociedade e no meio ambiente, fazendo escolhas que gerem resultados mais positivos do que negativos. “Consuma apenas o que é necessário. A criança que vivencia isso, reflete isso em seu futuro”, considera Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. “‘Não vou comprar isso porque não precisamos’ ou ‘Você está ganhando um brinquedo novo. Vamos doar um antigo?’ são alguns exemplos. O discurso conta pouco, o que mais vale é o ato” diz Mattar.


4ª - De olho na água

Fale da importância da água e explique por que os banhos devem ser mais curtos. “Na hora do banho, recomende fechar a torneira enquanto se ensaboa. Não adianta falar para tomar banho rápido para não se atrasar, por exemplo. É preciso explicar que toda aquela água tem importância ou a criança não vai entender que o banho tem que ser curto para economizar”, aconselha Julia. Quando for escovar os dentes, Mattar indica que os pais façam isso com o filho. “Coloque a água em um copo, feche a torneira e usem essa água para enxaguar as bocas depois da escovação”.


5ª - Prato sustentável

A hora de comer também é importante. “Não permita que a criança faça um prato além da fome. Explique como desperdiçar alimentos é ruim”, diz Julia. Conhecer a origem dos alimentos também ajuda. “Crie uma horta para que eles tenham a chance de conhecer de onde vem o que comem”, recomenda a educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atântica, Kelly de Marchi.


6ª- Apague a luz

Saiu de um ambiente, apague a luz e peça ao seu filho para que faça isso também, até que vire um hábito. “Fale para ele que não se pode deixar um aparelho ligado se não estiver sendo usado”, diz Mattar. Usar aparelhos eletrônicos em grupo também é uma boa dica. Assista TV em família, por exemplo, em vez de cada um em um cômodo.


7ª - Estimule atividades lúdicas

Teatro, música e desenhos chamam a atenção da criança e podem ajudar os pais na hora de ensinar alguns conceitos aos filhos. De acordo com Kelly, os pequenos conseguem seguir regras simples. “Selecione atividades que promovam a interação social e atividades de linguagem, que são essenciais. Pintura, música, teatro, contação de histórias, relacionados à temática ambiental, desde que respeitem sua condição de atenção passageira, contribuem para ensinar as crianças a amar a natureza e assim passar a cuidar dela”.


8ª - Convívio com a natureza

Leve seu filho para conhecer o mundo. Passeios a parques ou viagens auxiliam as crianças em seu contato com o meio ambiente. “Os pais devem ter em mente que é necessário dar oportunidades para que as crianças tenham experiências, sensações e percepções diferentes com as vivências na natureza. Realize mais atividades ao ar livre, como fazer piqueniques ou subir em árvores”, sugere Kelly. “Não se ama e nem se protege aquilo que não se conhece. Esse contato será fundamental para despertar o desejo de cuidar do planeta”, completa Karen.


9ª - A regra dos 5 Rs

Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Abaixo entenda o significado dos 5 Rs e como você pode trabalhá-los em em sua casa.
1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é algo de que realmente necessita? Será que algumas vezes você consome por impulso e acaba cometendo desperdício? Ao invés de comprar algo novo, você não poderia reaproveitar algo que já tem? Você compra um tênis, um computador, uma peça de roupa nova, mas o que você faz com os antigos? Você os reaproveita ou joga no lixo comum? Como você descarta o lixo na sua casa? Você separa embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, jogando no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável? Essas e outras perguntas podem ser feitas ao sei filho a fim de que ele repense a maneira como está consumindo e também como está descartando o lixo que produz.
2º R: Reduzir. Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade. Uma forma de reduzir é: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; usar a criatividade e fazer bijuterias, brinquedos e presentes personalizados utilizando materiais recicláveis; utilizar pilhas recarregáveis ao invés de pilhas alcalinas; utilizar lâmpadas econômicas, etc.
3º R: Recusar. Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo. Prefira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e sempre fique atento às datas de validade dos produtos. Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas incandescentes.
4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, etc. Utilize os dois lados do papel e faça blocos de rascunho, pois, assim, você preserva muitas árvores.
5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.


10ª - Corrija em vez de reprimir

Caso seu filho faça algo ecologicamente incorreto, o ideal é mostrar o caminho certo. “Não vale só dar a bronca. Se ele jogar um papel no chão, peça para ele pegar e indique a lixeira para que aprenda com o erro”, diz Julia. “Começar a fazer de maneira correta é muito mais fácil do que aprender de forma errada e consertar depois”, conclui Karen, do Greenpeace.

Mostre ao seu filho que ele faz parte do planeta e que todo mundo pode e deve colaborar para torná- lo melhor.
Fonte: Caras e MMA


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top