A bandeira verde da Nascar - A associação automobilística de Stock Car cria pacote de ações para ser a categoria mais verde do esporte


A Nascar é sucesso de público nos Estados Unidos. Em cada uma das mais de 30 corridas da temporada, arquibancadas ficam abarrotadas e a receita gerada é gigantes­ca. Antenada, a categoria também entra em sintonia com a sustentabilidade.

Maior exemplo é o Nascar Green. Criado em 2008, o programa reúne diversas ações para tornar a categoria uma das mais limpas de todo o esporte. Essa mudança está relacionada com os fornecedores da Nascar. Em 2011, a Sunoco, responsável pelo abastecimento de combustível de todas as equipes, trocou a gasolina pura pelo E15, uma mistura composta por 85% de gasolina e 15% de etanol feito de milho.

Depois de mais de 3 milhões de quilômetros rodados, as equipes relataram um aumento de potência na casa dos 10 cv e as emissões foram reduzidas em 20%. Já a Goodyear, fornecedora oficial de pneus, recicla todos os anos 121 mil pneus provenientes de carros de corrida e caminhões das equipes.

Da parceria com as empresas de bebidas Coors e Coca-Cola vieram as ações deconscientização do público - cerca de 100 mil pessoas por prova. Em cada autódromo são instaladas 600 lixeiras especiais para coleta de latas e garrafas plásticas. O resultado são 15 milhões de embalagens recicladas desde 2008.

Para neutralizar as emissões, são plantadas dez mudas de árvore a cada bandeira verde das etapas do campeonato. O tradicional autódromo de Pocono foi mais longe: instalou um gigantesco parque de geração de energia solar de 25 hectares. Com 40 mil módulos de painéis fotovoltaicos, a estação é capaz de gerar energia elétrica para até 1 mil casas além da necessidade do complexo.

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