Um fotógrafo autodidacta recebeu um cobiçado prémio depois de ter captado imagens impressionantes de alguns dos mais belos lugares do mundo, com a câmara digital mais cara que existe.
John Chapple foi premiado pelo Hasselblad Owners Club Photographer com a sua fotografia do rio Colorado serpenteado em torno de Horseshoe Bend, perto de Page, no Arizona. A imagem foi captada com uma Hasselblad H3D-50 – considerada uma das melhores e mais caras câmaras do mundo. O seu preço base são quase €24 mil (R$ 69 mil), mas o valor pode rapidamente subir consoante a lente adoptada. A câmara tem 50 megapixéis.
O fotógrafo vive no sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Captou a fotografia vencedora durante uma road-trip pela costa oeste dos EUA até ao Canadá e de novo para baixo através de Montana, Wyoming, Idaho, Utah, Arizona e Nevada.
Durante a viagem, ele também usou uma panorâmica Linhof Technorama 617 que lhe permitiu tirar fotografias muito mais largas do que a maioria das câmaras digitais possibilita. O resultado são imagens panorâmicas muito além do alcance normal da visão humana.
Chapple diz ter-se sentido pela primeira vez motivado a fotografar perante a deslumbrante paisagem de North Devon, em Inglaterra, onde nasceu. A partir dos 14 anos, aprendeu sozinho toda a técnica. Veio a tornar-se fotógrafo noticioso no Reino Unido e a viajar por todo o mundo em missões fotográficas.
Fonte: Green Savers






















