O empresário Doug Rauch, ex-presidente da cadeia de supermercados Trader Joe’s, vai abrir no início do próximo ano o primeiro de uma série de supermercados especializados em venda de produtos cujo prazo de validade já tenha terminado.
Segundo o site Grande Consumo, o projeto será algo híbrido entre um supermercado e restaurante e tem uma estratégia de educação alimentar associada: Raunch quer ensinar os consumidores a perceberem os prazos de validade e verem se um determinado produto está suficientemente fresco para ser consumido.
O supermercado já tem nome – The Daily Table – e procurará aproveitar os produtos que ainda estão em condições de ser consumidos, ainda que o seu prazo de validade já tenha terminado. O preço dos produtos será mais barato que os restantes do mercado, sendo que o supermercado tem como público-alvo os consumidores de baixos recursos.
O negócio tem como pano de fundo um estudo da Universidade de Harvard, do ano passado, que estimou que, nos Estados Unidos, são desperdiçados 40% dos alimentos que vão para o mercado. O estudo apurou que mais de 90% dos consumidores norte-americanos deita fora alimentos de forma prematura, uma vez que se confunde com as datas de validade.
“Trata-se de utilizar estes 40% de alimentos que são desperdiçados, por haver excessos de stocks. Estamos a falar de recuperar alimentos, sendo que a maior parte serão frutas e verduras”, explica o empresário. “Os clientes terão de os consumir rapidamente”, gracejou Rauch.
O primeiro The Daily Table irá abrir em Dorchester, no estado do Massachusetts.
Fonte: Green Savers