O transporte público, principalmente das grandes cidades, está à beira do colapso. Dia após dia, a população enfrenta filas e apertos para se locomover até o trabalho e voltar para casa.
Tentando chamar a atenção para este problema, o Greenpeace criou uma campanha para a Semana da Mobilidade, e umas das atividades da série é o Concurso Sardinha de Ouro.
Para participar, basta publicar uma foto do aperto no transporte público no seu perfil do Facebook, Twitter ou Instagram com a hashtag #sardinhadeouro. O prêmio será três bicicletas dobráveis. Mônica Nogueira, uma das participantes do concurso, considerou a ação como uma importante forma de os usuários do sistema de transporte público cobrarem seus direitos. "Achei muito bom o jeito de divulgação do #SardinhadeOuro, de como podemos mostrar a realidade do nosso dia a dia nos transportes. Pagamos por isso e temos nossos direitos. Então, vamos atrás", declarou Mônica no Instagram.
A organização ressalta que, uma cidade com boa mobilidade urbana, é a que proporciona às pessoas deslocamentos seguros, confortáveis e em tempo razoável, por modos que atendam a esses critérios e sejam bons para a sociedade e para o meio ambiente.
“Para se ter uma ideia, hoje, em horários de pico, a linha 3 - vermelha do metrô da cidade de São Paulo tem uma média de 11 passageiros por metro quadrado - uma bela receita de como enlatar cidadãos, com cinco pessoas a mais por metro quadrado do que o recomendado internacionalmente”, diz a organização em seu site.
O concurso ainda está acontecendo e o CicloVivo selecionou algumas fotos do Instagram que nos chamaram atenção.
Além destas imagens, o @cenasdometro é um perfil do Instagram que retrata apenas as fotografias tiradas nos metrôs do mundo inteiro. Vale a pena acessar.
Fonte: CicloVivo