O slide que representa a lista das 50 maiores emissoras de gases com efeito de estufa do mundo. |
Um novo estudo descobriu que apenas 50 empresas, em todo o mundo, são responsáveis por 73% dos 3,6 mil milhões de toneladas de gases com efeito estufa emitidos pelas 500 maiores empresas globais. As empresas mais poluentes fazem parte do setor da energia e têm feito pouco para mudar os seus comportamentos – o CDP Global 500 Climate Change Report 2013 mostra, na verdade, que as 50 gigantes têm-se tornado ainda mais poluidoras nos últimos quatro anos.
O relatório calcula e analisa as emissões das 500 maiores empresas globais. Os resultados mostram que a Wal Mart, o Bank of America, a Bayer, a Samsung e a Verizon estão entre os maiores infratores.
As 50 maiores empresas conseguiram aumentar as suas emissões em 1,65% desde 2009. Isto representa, segundo o relatório, “a disparidade entre estratégias, metas e reduções de emissões das empresas que são necessárias para limitar o aquecimento global a 2º C”.
As empresas de energia são, em muitos aspectos, as piores neste cenário – estão a fazer o mínimo para alterar os seus hábitos e têm as mais altas emissões globais de entre todos os setores. O relatório, por seu lado, reforça que os esforços para reduzir as emissões do setor da energia são essenciais para a redução global das alterações climáticas.
Desde 2009, as emissões globais dos 10 maiores emissores do setor energético aumentaram em 53%. O setor também tem o maior número de empresas sem metas de redução de emissões – 24%.