8 ideias sustentáveis para usar o bambu


O bambu possui propriedades mecânicas e resistência a esforços, suficientes para ser usado como material de construção renovável, até para substituir o aço no concreto. Mas também pode ser usado de diversas maneiras, como em móveis, pisos, revestimentos, proteção contra a erosão, abrigo de vida animal, tubo para condução de água, drenagem e aplicações em utensílios de decoração.

Além disso, com o bambu podem ser fabricados papel, tecidos e até combustível. O papel de bambu pode ter a mesma qualidade que o papel de madeira, o Brasil é o único país das Américas a ter uma indústria deste tipo de papel, localizada no Estado do Maranhão. Por possuir fibras porosas podem produzir tecidos que respiram e serem tão macios como a seda. Estudos recentes apontam que o etanol também pode ser retirado do bambu e que o carvão de bambu é de excelente qualidade.

Porque a utilização de bambu é uma atitude sustentável?

Considerado uma gramínea, suas raízes permitem que a mesma planta se regenere sem ser destruída, não necessitando o replantio para produção, pois ele tem rápido crescimento o que o torna auto-renovável. Por não precisar ser replantando, é um grande substituto para utilização de pinus e eucalipto entre outras árvores, reduzindo os impactos negativos causados por espécies exóticas e desflorestamentos.

Além de sequestrar carbono da atmosfera, o bambu é abundante no Brasil, o que faz que o seu uso seja ainda mais sustentável.


Já publicamos aqui diversas edificações construídas com bambu, Agora selecionamos algumas dicas de como usar o bambu na sua casa.

1)      Móveis de bambu:


2)      Revestimentos de bambu: O bambu roliço é o mais utilizado para revestimentos, consiste em caniços de 2 a 3 cm de diâmetro postos lado a lado e que remetem ao estilo oriental.


3)      Pisos de bambu: O piso de bambu, apesar de ser semelhante ao piso de madeira, possui elevado teor de fibras, que o torna mais denso e resistente.


4)      Forros de bambu: O forro serve para esconder as telhas ou tapar a incidência dos raios solares, além de o forro de bambu tem um bom nível de isolamento acústico.


5)      Brises de bambu: O brise serve para barrar a incidência direta dos raios solares. Aplicado sobre a fachada de um edifício, esse elemento arquitetônico pode ser instalado de forma de placas horizontais ou verticais, fixas ou móveis. 


6)      Pérgolas de bambu Usados em áreas externas o pergolado possui uma estrutura de vigas modulares. Essas vigas podem ser perfeitamente de bambu.


7)      Cerca de bambu: As cercas são indicadas para fechamento de locais onde ainda não exista estrutura. São feitas com estrutura de varas e fechamento de réguas, e podem ser aparelhadas ou rústicas


8)   Tecido feito de bambu: A fibra de Bambu é obtida da polpa do Bambu, ao contrário das fibras naturais vegetais obtidas a partir da semente (algodão) ou do caule ( linho, cânhamo).


Fonte: SustentArqui

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top