Bituca de cigarro: uma grande vilã ambiental


A bituca não é biodegradável! Pense bem antes de jogá-la fora de forma incorreta.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão. Essa enormidade de pessoas joga fora, de acordo com informações da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), 7,7 bitucas por dia. Ou seja, são cerca de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente.
A preocupação em relação aos números é grande porque um dos "esportes" mais praticados pelos fumantes é o “lançamento de bitucas”, que se familiarizou nas ruas de muitas cidades por todo o mundo, trazendo o terrível inconveniente das pequenas montanhas de bitucas em frente a bares, o que prejudica a cidade e o meio ambiente. No Estado de São Paulo, a lei antifumo, de 2009, agravou ainda mais esse problema, já que não é permitido fumar em ambientes fechados. Mas no Paraná, foram criadas leis para multar quem for pego jogando bitucas no chão e para instalar coletores de bitucas em pontos estratégicos.

E em relação aos outros tipos de lixo, a bituca de cigarro parece ser inofensiva quando lançada nas ruas e avenidas, no entanto, o estrago que esse pequeno objeto causa é muito maior do que muita gente imagina.

Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de uma bituca descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos, principalmente se for jogada no asfalto. Sem contar o fato de que ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos e entope tubulações e bueiros, sendo um dos fatores que causa as enchentes. Essa relativa demora na decomposição se deve ao fato de que 95% dos filtros de cigarros são compostos de acetato de celulose, de difícil degradação.
Segundo informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo, entre as estações secas, a bituca de cigarro é uma das principais causadoras de incêndios. Essas queimadas, provocadas pelo contato da bituca com a vegetação, provocam danos ambientais e ainda reduzem a segurança em locais próximos de postas, por conta da fumaça que impede uma melhor visibilidade dos motoristas.

O problema de fumar
Tudo isso sem contar o mal à saúde que o cigarro faz. Com mais de 4,7 mil substâncias químicas consideradas tóxicas presentes em sua fumaça, ele agrava as doenças respiratórias, aumenta o risco de câncer de pulmão e diminui a vontade de praticar exercícios físicos.

Segundo o site do Ministério da Saúde, 23 pessoas morrem por hora em consequência de doenças ligadas ao tabagismo e, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vítimas do uso do tabaco chegam a cinco milhões por ano. O cultivo de tabaco também promove o desmatamento porque, para secar as folhas, é necessário utilizar fornos a lenha. E, claro, há a dependência química que o cigarro provoca, considerado esse um dos vícios mais difíceis de serem abandonados, e o gasto público com saúde devido a doenças relacionadas ao tabagismo.

Por isso, a opção de parar de fumar é a que mais soluciona os problemas. A pessoa que não tem mais contato com as bitucas, obviamente, não as joga no chão. Mas, para quem tem dificuldade em parar, esforce-se pelo menos para jogar a bituca no lixo. Segure a sua bituca até encontrar uma lixeira ou "bituqueira". Isso vai influenciar na quantidade de dinheiro público que é gasto para limpar os bueiros entupidos e para o tratamento da água contaminada.

Reciclagem
A reciclagem de bitucas já existe, mas o serviço ainda não é tão difundido no Brasil afora. Se você souber de alguma empresa que disponibiliza o serviço, entre em contato. Há diferentes processos de retirada de elementos químicos das bitucas para transformá-las em matéria-prima para indústrias siderúrgica, cimenteira, de plástico, de papel, de adubo e até de fibras naturais.
Fonte: eCycle

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top