A Califórnia, nos Estados Unidos, tornou-se um pouco mais verde. No final de Setembro, foi aprovada a atribuição de incentivos fiscais aos proprietários de terras que emprestem os seus terrenos a agricultores urbanos.
O novo apoio para a agricultura urbana não só vai aumentar o uso de propriedades privadas em desuso, tornando-as em espaços produtivos, como também vai fornecer estabilidade aos agricultores que lutam por cultivar em terras emprestadas.
“Operar num arrendamento de mês a mês significa que nunca se sabe o que vai acontecer amanhã ou no dia seguinte”, disse Caitlyn Galloway, da Little City Gardens. “Isto torna os investimentos mais inteligentes do nosso negócio, como ferramentas e infra-estruturas de longo prazo, muito mais arriscados.”
Com a amenização do negócio para os proprietários das terras, as pequenas quintas como a Little City Gardens terão melhores hipóteses de prosperar – e beneficiar as comunidades que optam por eleger zonas acolhidas pelo incentivo.
“A comida local sabe melhor, é mais saudável e é melhor para o meio ambiente”, disse Juan Carlos Cancino, da Greenhouse Partner, investigador por detrás deste projecto de lei. “Quando vejo hortas a brotar por toda a cidade, sinto-me inspirado e empenhado em ajudar a expandir este movimento.”
O Huffington Post informa que a Lei das Zonas de Incentivo está definida para entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2014.
Fonte: Green Savers