Cinco empresas brasileiras estão na lista das mais sustentáveis do mundo


A revista canadense Corporate Knights, especializada em reportagens sobre novas ideias e negócios sustentáveis, divulgou no último final de semana sua lista das 100 empresas mais sustentáveis do mundo.

Pelo segundo ano consecutivo, a Natura ficou em segundo lugar no ranking. Em 2011, a companhia tinha ficado em 66º lugar.



O primeiro posto deste ano ficou para a belga Umicore, que deve seu faturamento de U$ 19 bilhões à produção de tecnologias limpas, como catalizadores que diminuem a poluição gerada pelos automóveis. Para fabricar produtos como esse, a Umicore utiliza cobre, zinco, cobalto e metais preciosos a partir da recuperação (ou seja, reciclagem) de resíduos de equipamentos eletrônicos, conversores, baterias recarregáveis e resíduos de fábricas de cobre e zinco.

Quando olhamos para a distribuição geográfica das empresas, o resultado é irônico: Estados Unidos e Canadá, países que hoje estão fora do Protocolo de Kyoto (o documento da ONU que estabelece metas de redução de emissões de CO2 para as nações signatárias), contam com o maior número de empresas no ranking, dez cada um. Em seguida aparecem Austrália, Reino Unido e França, com nove cada, Alemanha, com sete empresas, e o Brasil, com cinco.

Além da Natura, as empresas brasileiras incluídas na lista são a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), na 43ª posição, a mineradora Vale, na 49ª, Pão de Açúcar, em 74º lugar, e o Banco do Brasil, na última linha do ranking. Para poder ser avaliada pela comissão julgadora, as empresas têm de ter um valor de mercado de no mínimo U$ 2 bilhões, até agosto do ano anterior (no caso, outubro de 2012). Essa é a primeira linha de corte.

Além dela, a comissão avalia outros indicadores como a produtividade da companhia no uso de energia, de água, de geração de resíduos, de emissões de carbono, o percentual de mulheres em postos de comando, segurança no trabalho, capacidade de inovação, relação entre o salário dos CEOs (Chief Executive Officeer) e demais funcionários, capacidade de inovação e rotatividade dos funcionários na empresa.

A lista completa das empresas integrantes do ranking deste ano pode ser conferida aqui.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top