Combustível automóvel com metano de aterros sanitários já está à venda


A californiana Clean Energy Fuels acaba de anunciar que começou a vender combustível para automóveis feito de metano extraído de aterros sanitários. A empresa espera vender este ano, na Califórnia, 57 milhões de litros de combustível a 40 postos de abastecimento, bem como a uma base de clientes que inclui a SuperShuttle e a Hertz.


O principal benefício do metano com origem em aterros sanitários é que não obriga à perfuração e devastação dos solos – logo, não potência a ocorrência de contaminação de rios ou terramotos inesperados causados pela atividade. Para além disso, este combustível pode ser degradado de forma 90% mais limpa do que o diesel, segundo o CEO da Clean Energy.

A remoção do gás metano dos aterros é importante para a redução do seu impacto na natureza – o metano é a segunda fonte mais comum de emissões de gases com efeito de estufa produzidas pelo Homem e os aterros sanitários são a terceira maior fonte. Devido à sua origem, o gás é considerado uma fonte de energia renovável.

Há vários anos que estão a ser desenvolvidos métodos de captura deste metano – para servir como combustível aos transportes e como eletricidade – mas parece ser uma surpresa para os especialistas da indústria ver o biogás desenvolvido como combustível disponível comercialmente tão rapidamente. Muitos não esperavam que chegasse ao mercado ainda nesta década.

Apesar de o gás ser relativamente caro de produzir, os atuais incentivos da Califórnia permitem à Clean Energy Fuels vender este combustível aproximadamente pelo mesmo preço do que o gás natural convencional e por muito menos do que o diesel, assegura o Inhabitat. As credenciais ambientais servem como um ponto de venda para os proprietários de grandes frotas que já passaram a utilizar veículos movidos a gás natural, mas que estão à procura de um combustível que seja mais amigo do ambiente.

Utilizar o gás que escapa da podridão do lixo para mover os nossos carros podem parecer estranho num primeiro momento, mas é certamente muito melhor do que injetar uma fórmula secreta de produtos químicos na terra para criar “energia verde”.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top