Um recente relatório da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos identifica os têxteis como uma importante fonte de emissões de gases com efeito de estufa no país. A reciclagem de roupas nos níveis atuais seria equivalente a retirar um milhão de carros por ano das estradas.
Para além da reciclagem do vidro, plástico, alumínio e papel, a agência acredita que o tecido deve tornar-se no próximo material a ser retirado dos aterros sanitários. Estima-se que 6,5% do lixo que entra nas lixeiras dos EUA sejam tecidos que podem ser reciclados. Por outro lado, a cada ano, dois milhões de toneladas de roupas são recuperadas, revela o Ecouterre.
A Secondary Materials and Recycled Textiles adianta que todas as roupas secas e livres de odores podem ser recicladas ou doadas – a qualquer instituição de caridade ou a um reciclador com fins lucrativos. As mentes mais criativas são incentivadas a utilizar as sobras de tecidos ou as peças desperdiçadas em projetos que dêem uma nova vida a estes têxteis e apoiem o artesanato local.
Este é mais um incentivo para a aposta em lojas de segunda mão e de roupa vintage.