Esta casa inovadora foi construída com base em paredes de vidro que circundam uma árvore com 12 metros de altura. A Tree in a House está localizada nas florestas montanhosas de Almaty, no Cazaquistão, e foi concebida como um último refúgio da vida citadina.
A intenção por detrás da criação da estrutura arquitetônica transparente, escondida num terreno repleto de pinheiros, foi a de combinar o design industrial humano com os elementos naturais.
A habitação de quatro andares é erguida a partir de quatro postes de metal que apoiam cada piso com uma escada em espiral que os coloca em contato. Está revestida por paredes de vidro duplo e no centro da estrutura existe uma árvore.
A casa foi mandada construir por um empresário de 38 anos e custou €283 mil. “O projeto visa oferecer uma alternativa à vida agitada da cidade e às sufocantes estruturas urbanas fundindo uma casa protetora e um ambiente natural, sem criar uma separação visual”, explicou o arquiteto Aibek Almasov, que dedicou cinco meses à construção da habitação. “O cliente queria construir uma casa para duas pessoas e torná-la num lugar para relaxar com os amigos, meditar sobre ideias e filosofar.”
Almasov, de 22 anos, trabalha no A.Masow Design Studio com outros quatro designers e tem recebido vários outros pedidos de clientes interessados em ter uma casa semelhante a esta.
Ainda que o cenário de construir uma casa na floresta não seja, propriamente, muito sustentável, as forma como a arquitetura tenta ligar-se à natureza é cada vez mais apreciada pelos clientes do projeto. Mas também não deveremos exagerar.
Fonte: Green Savers