O verde das cidades visto do espaço


As florestas e parques urbanos desempenham um papel importante na ecologia dos habitats humanos, filtrando o ar, fornecendo abrigo para os animais e uma área de lazer para as pessoas. Em muitos países há uma crescente compreensão da importância da preservação dessas áreas verdes, com inúmeros projetos em andamento que visam a restauração e preservação dos ecossistemas.



As principais diferenças entre uma floresta urbana e uma não-urbana está na influência que a primeira sofre da cidade e de seus habitantes. Nas florestas urbanas, fatores impactantes como lixo, trilhas, retirada de plantas ornamentais, poluição sonora e atmosférica são mais comuns. Elas também sofrem muito mais com a especulação imobiliária.



Nas imagens de satélite abaixo, retiradas do Google Earth, você pode apreciar alguns parques e florestas urbanas ao redor do mundo.



Com 32 Km2, a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, é uma das maiores florestas urbanas do mundo. É uma importante área de lazer com trilhas e espaços privilegiados para prática de esportes, ciclismo, corrida e montanhismo.


Criado oficialmente em 1991, o Parque Estadual Fontes do Ipiranga, também conhecido como Parque do Estado, é um bolsão de verde no meio da cidade de São Paulo. Com mais de 5 Km2, é uma área na qual ainda se encontra vegetação remanescente de Mata Atlântica, e abriga o Jardim Botânico e o Parque Zoológico de São Paulo. A região possui importância histórica considerável, pois que abriga as nascentes do riacho Ipiranga, às margens do qual a Independência do Brasil foi declarada.


Localizado no coração de Nova York, é provavelmente o mais famosos parque urbano do mundo. Com pouco mais de 3,4 Km2, recebe anualmente 35 milhões de visitantes, sendo o mais visitado dos EUA. Embora pareça natural, foi na verdade quase que inteiramente fruto de um projeto de jardinagem feito no século 19. Até mesmo rios e lagos foram criados artificialmente.


Com mais de 13 Km2, o Forest Park, localizado em Portland, é uma das maiores reservas florestais urbanas dos EUA. Mais de 112 espécies de aves e 62 espécies de mamíferos vivem dentro de seus limites, mas a poluição e o desenvolvimento urbano reduziram ou eliminaram totalmente a população de lobos, ursos e gatos selvagens.


Com mais de 100 Km2, o Parque Nacional Sanjay Gandhi está cercado pela cidade de Mumbai, a mais populosa da Índia. A rica fauna e flora atraem mais de 2 milhões de visitantes por ano. Os turistas também gostam de visitar as milenares cavernas de Kanheri, esculpidas nos penhascos rochosos localizados dentro dos limites do parque.


A Floresta-parque de Košutnjak é uma das mais populares áreas de recreação de Belgrado, capital da Sérvia, com mais de 3 Km2. Seu nome vem dos cervos que viviam na região do parque antes da Primeira Guerra Mundial. A densa floresta era uma reserva de caça da família real até 1903, quando foi então aberta para o público.


Localizado em São Francisco, nos EUA, o Golden Gate Park tem 4 Km2, sendo 20% maior que o Central Park em Nova York. É o terceiro parque urbano mais visitado dos EUA, com 13 milhões de visitantes por ano.


O Parque do Ibirapuera. Com uma área de 1,6 milhões de m², o parque abriga museus, monumentos, pistas de ciclismo, cooper e quadras de esportes.

Antigamente, no início da colonização, o espaço ocupado pelo parque era uma aldeia indígena. Ibirapuera, em tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, significa árvore apodrecida. Isso porque a área era extremamente alagadiça, com solo de várzea. No início da década de 1920, um funcionário da Prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, iniciou um plantio de árvores ornamentais e exóticas, a fim de acabar com o excesso de umidade do local. O esforço do funcionário hoje é reconhecido com um viveiro que leva seu nome, Manequinho Lopes. O espaço abriga uma diversidade de plantas, além de estufas de orquídeas, e é aberta constantemente à visitação pública.

A idéia inicial, encabeçada por uma comissão formada por representantes da Prefeitura, do Governo do Estado de São Paulo, e da iniciativa privada, era inaugurar o Parque do Ibirapuera na data do aniversário de 400 anos da cidade. Apesar dos esforços, o Ibirapuera foi inaugurado somente no dia 21 de agosto de 1954.

O projeto da obra visava dar à cidade um espaço que unisse modernidade urbana e um plano paisagístico avançado. Oscar Niemeyer foi responsável pelo projeto arquitetônico, e Roberto Burle Marx pela constituição paisagística.

Hoje, o Ibirapuera é considerado pelos paulistanos como um ponto de atrações artísticas e culturais, tais como a Bienal de Artes, a Feira das Nações, a São Paulo Fashion Week, além de outras importantes exposições de arte.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top