Quatro prédios incríveis feitos de materiais reciclados


Os recicláveis podem ir muito além de um simples "faça você mesmo". Se com uma garrafa PET você consegue fazer um porta-canetas, com milhares desse material é possível erguer grandes construções, reutilizando este resíduo e diminuindo o uso de cimento, elemento da construção altamente agressivo à natureza.
O EcoD separou exemplos de mais uma das infinitas possibilidades do que pode ser feito com materiais nocivos à natureza que não serão mais utilizados.


Papel
papel.jpg























Revistas, jornais e papel de escritório, esses materiais serão a matéria-prima utilizada na construção de um teatro que pode vim a fazer parte do cenário parisiense. O projeto do Studio Andrew Todd, em Paris, integra o concurso de design de teatros sustentáveis chamado de World Stage Design 2013, que acontece em Cardiff, no País de Gales, em setembro.

Os fardos de papel reciclado serão empilhados e montados de forma circular em andares criados por andaimes, formando uma parede grossa que não permite a entrada do som exterior. Já o telhado do teatro será feito de uma cobertura reciclada de tendas de circo esticada sobre uma armação de bambu.


PET
pet-1.jpg




















Após três anos de pesquisas, planejamento e trabalho intenso, um grupo asiático de empresas e fabricantes dos setores de comunicação, construção, químicos e têxtil, o Far Eastern Group, revelou ao mundo o Eco Ark, um prédio localizado na cidade de Taipei, em Taiwan, construído com 1,5 milhão de garrafas PET.

Orçado em cerca de R$ 5 milhões, a construção preza tanto pela atitude ecológica, como também pela funcionalidade do prédio. Com três andares, o Eco Ark conta com anfiteatro, salão de exposições e usa água da chuva coletada para o seu sistema de resfriamento.


Vidro
vidro2.jpg





O que você faria com um milhão de garrafas de cerveja vazias? Os monges budistas da província de Sisaket, na Tailândia, aproveitaram para construir um templo. Isso mesmo, eles coletaram as garrafas de vidro na comunidade, localizada a 640 km de Bangkok, na Camboja, e reaproveitaram todo o material que iria para o lixo.

Toda a disciplina, dedicação e paciência desenvolvida no templo Wat Pa Maha Chedi podem ser percebida no trabalho que ocupa todas as áreas do ambiente religioso. Dos banheiros até o crematório, tudo é feito com as garrafas de vidro verde e marrom.

Plástico

plastico-1.jpg






















Shanghai Corporate Pavilion, também chamado de Dream Cube, é construído com caixas de CDs reutilizadas e sua fachada é inteiramente coberta com luzes LEDs cujas cores estão em constante fluxo.

Ao entrar no pavilhão, os visitantes já são informados de que suas ações podem ter efeito na iluminação. Em vez de serem controlados por computadores, os LEDs mudam de cor com as ações de grupos dentro do pavilhão, como palmas e movimentos de braços.

O terraço do prédio possui placas para coletar energia solar utilizada para aquecer água; além disso, há coletores da água da chuva, que é filtrada e armazenada para o uso.
Fonte: EcoD

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top