Vespas gigantes asiáticas matam mais de 40 pessoas


A vespa gigante asiática, altamente venenosa, é a maior do mundo, com o tamanho de um polegar humano. O seu ferrão, com cerca de seis milímetros de comprimento, carrega veneno suficiente para dissolver tecido humano. E quem é picado por este inseto pode de facto morrer de insuficiência renal ou choque anafilático – é o que, lamentavelmente, tem acontecido na China.


As histórias de agricultores atacados por este inseto que acabam de forma trágica estão a tornar-se comuns na província de Shaanxi, no noroeste da China. Nos últimos três meses, estas vespas mataram 41 pessoas e feriram 1675. Ankang, um município a sul da província, parece ser o epicentro do flagelo. As vespas infestam todos os anos as áreas rurais e, entre 2002 e 2005, 36 moradores foram picados até à morte. Este ano está a ser o pior de sempre.

A espécie não costuma atacar, a menos que sinta que o seu ninho está ameaçado – nesse caso, torna-se rápida e feroz, voando a uma velocidade de 40 km/hora. Estes ninhos são feitos em troncos de árvores ou áreas subterrâneas, sendo extremamente difíceis de detectar.

Tanto habitantes como especialistas culpam as alterações climáticas para o flagelo – o ano passado foi excepcionalmente quente, permitindo a um grande número de vespas sobreviver ao Inverno. O facto de os insetos estarem agitados por terem passado por um período de seca e de os agricultores se moverem cada vez mais para as montanhas, perturbando os seus ninhos, também pode estar a agravar a situação. Além de tudo isto, as vespas são atraídas por cores brilhantes e pelo cheiro a suor e álcool.

Guardian adianta que algumas pessoas têm-se dedicado a incendiar os ninhos mal escurece, uma vez que as vespas não voam à noite.

Duas outras cidades em Shaanxi, Hanzhong e Shangluo, também foram atingidas pela praga, embora o número de mortes registradas seja significativamente menor. Um enxame de vespas atacou uma escola primária em meados de Setembro, ferindo 23 crianças e sete adultos.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top