A BM&FBOVESPA reverteu parte dos seus emolumentos arrecadados na negociação no pregão de ações (em 05/12/2013) para projetos de ONGs listadas na Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA).
A Iniciativa, criada em 2004 e denominada “Dia da Responsabilidade Social”, envolve as corretoras, que escolhem por meio de votação quais ONGs receberão a metade da quantia doada. A outra metade será distribuída igualmente entre todos os projetos.
A BVSA é um programa pioneiro no mundo desenvolvido pela BM&FBOVESPA e suas corretoras para apoiar projetos de ONGs brasileiras nas questões socioambientais, reproduzindo o ambiente de uma bolsa de valores. A BVSA facilita a captação de recursos, conectando doadores e ONGs por meio de um sistema de doação online.
Desde sua criação em 2003, a BVSA já captou mais de R$ 12,8 milhões, tendo beneficiado 111 projetos em todo o Brasil. Atualmente, estão listados 10 projetos que são rigorosamente selecionados e classificados de acordo com os oito objetivos de desenvolvimento do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para fazer uma doação e se tornar um “investidor social” é muito fácil. Basta se cadastrar no portal, escolher os projetos para os quais quer contribuir - de acordo com o tema, público beneficiário ou região - e montar sua carteira de doações. Podem ser doados valores a partir de R$ 20,00, via cartão de crédito ou boleto bancário.
A BVSA conta com o reconhecimento oficial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da ONU como estudo de caso e modelo a ser seguido por outras bolsas de valores no mundo.
Fonte: Instituto Carbono Brasil