O Pacto Global e a inteligência coletiva.


natureza nos ensina novas lições a cada dia. A belíssima foto de Luciano Candisani feita no rio Olho d’água, no pantanal brasileiro é um exemplo vivo disso. A imagem inédita tem sido distribuída pelo Planeta Sustentável em cópias fine-art e mostra a estratégia dos peixes da espécie curimbatá de, diante de uma ameaça: juntar-se em cardume para enfrentar um problema. “Juntos, eles parecem grandes o suficiente para afugentar um predador à espreita”, diz o fotógrafo. “É uma solução simples. E eficaz”.


O momento captado por Candisani – autor de vários livros, como Pantanal, na linha d’água, lançado este ano, e ganhador de alguns dos principais prêmios internacionais de fotografia, entre eles o Wildlife Photographer of the Year 2012 - está sendo usado para representar os objetivos buscados pelo Pacto Global.

A iniciativa, desenvolvida por Kofi Annan, ex secretário-geral da ONU, quer mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho,meio ambiente e combate à corrupção refletidos em dez princípios. Hoje, em todo mundo, já são mais de 5.200 organizações, empresas e parceiros signatários do movimento, articulados por 150 redes ao redor do planeta.

caco-paula-georg-kell-pacto-global-cardume-peixes-560

O diretor executivo do Pacto Global, Georg Kell recebeu uma cópia da fotografia do cardume de Candisani durante o United Nations Global Compact Leaders Summit, encontro realizado em setembro último, em Nova York. Foi uma contribuição da Rede Brasileira do Pacto Global, da qual o Planeta Sustentável é parceiro. A imagem entregue por Caco de Paula, diretor do Planeta, é uma metáfora daquilo que podemos aprender e fazer juntos: as empresas criando uma nova economia e construindo um mundo melhor (na foto acima, Kell mostra o presente, ao lado de Caco e Renata Welinski, secretaria-executiva da Rede).

É a inteligência coletiva trabalhando pelo desenvolvimento sustentável e o bem comum. “Kell é um admirador do Planeta Sustentável e sempre que está conosco, nos incentiva e desafia a levar para a rede global do pacto um pouco dessa linguagem mais pop que usamos no Brasil para falar de sustentabilidade”, diz Caco. “No caso do Pacto, iniciativa que ainda se expande em todos os países e reforça a importância de ação como inteligência coletiva, a belíssima foto que Luciano Candisani fez dos curimbatás é perfeita. Somos muito gratos a ele por ceder a foto e ao Georg Kell por se comprometer por levar essa mensagem à rede global”.

Agora, a imagem dos peixes brasileiros está na sala de Georg Kell em Nova York. Outra emoldura a sede da ONU em São Paulo, onde estão os escritórios do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e da Rede Brasileira do Pacto Global. “Da mesma forma que a iniciativa vem unindo forças em torno do nosso maior desafio: fazer prosperar uma nova economia, mais justa e adequada a um planeta de recursos finitos. Esta tarefa é tão premente quanto a do cardume diante da minha lente”, afirma Luciano Candisani.

Além da distribuição das fotografias, a imagem do cardume de curimbatás do Pantanal está sendo utilizada em diversas mídias do Planeta Sustentável, publicadas em revistas da Editora Abril (abaixo), para convocar mais empresas e organizações a aderir ao movimento do Pacto Global. É um convite para que todos unam forças por uma inteligência coletiva.
______________
A mídia do Planeta Sustentável em parceria com o Pacto Global foi publicada na edição de dezembro da revista Exame e, em janeiro, estará nas páginas da National Geographic Brasil:

pacto-global-planeta-candisani

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top