Estudo mostra a situação alimentar de 125 países.

Foto: Monica L. B. Forneris

Estudo da Oxfam sobre a alimentação mundial, que analisou a situação alimentar de 125 países e que teve por base quatro premissas: se as pessoas come o suficiente, se conseguem pagar os alimentos, se os alimentos são de qualidade e quais os malefícios na saúde provocados pela alimentação.



De acordo com o índice “Good Enough to Eat” (“Suficientemente bom para comer”), a Holanda é o melhor local do mundo para comer, segundo os critérios acima anunciados. Por contraste, o Chade é o pior local para se comer.

No pódio dos países onde melhor se come está a França, logo após a Holanda, que partilha o segundo lugar com a Suíça. A Dinamarca, Suécia, Áustria, Bélgica aparecem em quarto lugar. Portugal ocupa a oitava posição ex-aequo com a Irlanda, Itália, Luxemburgo e Austrália – países que fecham a lista de 12 melhores.

Os 20 melhores países são europeus, com excepção da Austrália, sendo a ausência de desnutrição e o total acesso a água potável os factores que mais pesam na classificação. Entre os 30 últimos, há 26 países africanos, incluindo Angola e Moçambique, e quatro asiáticos.

No comunicado que apresenta o índice, a Oxfam recorda que um em cada oito cidadãos do mundo “vai para a cama com fome todas as noites, apesar de existir comida suficiente para toda a gente”. A organização sublinha ainda que o índice “revela como o mundo está a falhar em assegurar que todos possam ter acesso a alimentação saudável, apesar de haver recursos suficientes”.

“A pobreza e as desigualdades são os reais factos que conduzem à fome. A fome ocorre onde a governação é pobre, a distribuição é fraca e os mercados falham e quando as pessoas não possuem dinheiro suficiente e recursos para comprar todos os bens e recursos que necessitam”. “Ter uma alimentação saudável e suficientemente acessível não é algo que grande parte do mundo desfruta”, lê-se no comunicado.

Os 12 países com a melhor alimentação:
1. Holanda
2. França
2. Suíça
4. Dinamarca
4. Suécia
4. Áustria
4. Bélgica
8. Irlanda
8. Itália
8. Portugal
8. Luxemburgo
8. Austrália

Os 10 países com a pior alimentação:
1. Chade
2. Angola
3. Etiópia
4. Madagáscar
5. Iémen
6. Níger
7. Burundi
8. Moçambique
9. Zimbábue
10. Serra Leoa
Fonte: Green Savers

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top