Instalado em morro na Noruega, ele leva o ciclista até o topo,
sem suor, incentivando uso da bicicleta como meio de transporte
Para pessoas
que usam a bicicleta como meio de transporte, morros e subidas podem se
transformar em obstáculos difíceis de serem superados. A cidade norueguesa de
Trondheim quis dar uma ajudinha para essas pessoas, instalando oTrampe Cyclocable em uma dessas regiões complicadas.
Trampe
Cyclocable é o
primeiro “teleférico” de bicicleta voltado para área urbanas. O primeiro
protótipo foi construído em 1993, por Jarle Wanvik, inspirado no teleférico
existente em estações de ski. Em 2013, o modelo de Wanvik foi aperfeiçoado para
atender novas regras de segurança.
A inovação de Trondheim tem 130 metros de comprimento,
consistindo em um cabo de aço com 11 placas para apoio dos pés. Ele pode
carregar um ciclista a cada 20 metros, a uma velocidade de dois metros por
segundo. Com esse comprimento, ele pode carregar até seis ciclistas
simultaneamente. Essa capacidade pode aumentar, dependendo do comprimento do
trilho, que pode ser fabricado com até 500 metros.
E o “teleférico de bikes” é simples de usar: o ciclista apoia o
pé direito em uma placa no começo do aparelho, onde há um acelerador para fazer
com que o início seja mais fácil, e depois a placa carrega o ciclista. O
mecanismo foi desenvolvido para começar devagar e ir aumentando a velocidade,
evitando uma saída rápida, tornando-o mais seguro. Dessa maneira, o Trampe Cyclocable leva os ciclistas morro acima, sem
suor, sem perigo.
Mas será que um teleférico de bicicleta é mesmo necessário? Não
seria um exagero, ou até preguiçoso da parte dos usuários? Os
fabricantes dizem que não. Isso porque o teleférico promove o uso da
bicicleta como meio de transporte, o que faz com que as pessoas se exercitem
mais. O argumento é o de que, para quem usa uma bicicleta para se transportar
para o trabalho ou até mesmo para realizar tarefas do dia a dia, é muito
incômodo se sentir suado. As subidas e morros no caminho podem desanimar o
ciclista, pois vão fazê-lo suar mais. Se não há mais esse impedimento, pessoas
se encorajam a usar a bicicleta e, assim, acabam se exercitando, além de
ajudarem o meio ambiente, pois escolhem um meio de transporte limpo para se
locomoverem. Se depender do Trampe
Cyclocable, morros não serão mais desculpa para se usar carro.
Fonte: eCycle