10 dicas para não desperdiçar alimentos

A União Europeia desperdiça todos os anos metade dos alimentos produzidos e a percentagem é ainda maior à escala mundial. A produção anual de resíduos alimentares nos 27 Estados-membros da União Europeia equivale a cerca de 179 quilos por pessoa, escreve O Meu Bem Estar.

Siga estas dicas da Comissão Europeia para evitar desperdiçar alimentos, poupar dinheiro e proteger o ambiente.

1. Planeie as suas compras
Planeie as refeições para toda a semana. Veja o que falta no frigorífico e na despensa e faça uma lista dos produtos de que realmente precisa. Quando for às compras, leve a lista e siga-a à risca. Não se deixe tentar pelas ofertas especiais nem vá às compras de estômago vazio, pois arrisca‑se a chegar a casa com produtos que não lhe faziam alta. Evite os produtos pré‑embalados: prefira a fruta e os legumes a peso, pois poderá comprar exactamente as quantidades necessárias.

2. Verifique as datas
Esteja atento ao prazo de validade dos produtos. A menção “consumir até” indica que o produto só pode ser consumido até à data indicada (por exemplo, para a carne e o peixe). A menção “consumir de preferência antes de” indica a data até à qual o produto apresenta uma qualidade óptima; estes alimentos podem  ser consumidos sem risco mesmo depois da data indicada.

3. Não perca de vista o seu orçamento
Desperdiçar alimentos equivale a perder dinheiro.

4. Mantenha o frigorífico arrumado e limpo
Verifique se as embalagens estão bem fechadas e controle a temperatura do seu frigorífico. Os alimentos devem ser conservados a uma temperatura entre 1º e 5º C para que mantenham a frescura e o sabor.

5. Conserve os alimentos
Conserve os alimentos de acordo com as instruções indicadas na embalagem.

6. Faça uma rotação dos alimentos
Quando volta das compras, arrume os produtos no frigorífico ou na despensa, colocando os mais antigos na frente das prateleiras e os que acaba de  comprar no fundo. Evitará, assim, esquecimentos e más surpresas.

7. Não encha demasiado o prato
É preferível voltar a servir‑se quando tiver terminado o que tem no prato.

8. Utilize os restos
Não deite a carne ou as batatas que sobraram de uma refeição para o lixo. Pode consumir estes restos no dia seguinte, aproveitá‑los para confeccionar outros pratos ou congelá‑los. A fruta demasiado madura pode ser utilizada para fazer batidos ou sumos. Os legumes que  perderam a frescura podem ser aproveitados para fazer sopa.

9. Congele
Se comprar um pão grande e só comer uma pequena quantidade de cada vez, divida o restante em porções e congele. Tire a quantidade necessária do congelador algumas horas antes da refeição. De igual modo, divida os pratos que preparou em porções e congele‑as para ter refeições prontas para os dias em que estiver demasiado cansado para cozinhar.

10. Renda-se à compostagem
O desperdício de alguns alimentos é inevitável. Por que não pôr no seu jardim uma caixa de compostagem para os restos? Em poucos meses terá um precioso adubo para as suas plantas. Se viver num apartamento, um sistema de compostagem para a cozinha pode ser a solução. Coloque os restos no balde de compostagem, cubra-os com uma camada de micro-organismos e deixe fermentar.

Fonte: Green Savers

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top