Maioria dos jovens brasileiros conectados pensa em empreender, diz pesquisa

Muitos jovens utilizam a internet como ferramenta de preparação para entrada no mercado de trabalho. A conclusão consta da pesquisa Juventude Conectada, lançada recentemente pela Fundação Telefônica Vivo e realizada em parceria com o Ibope Inteligência, Instituto Paulo Montenegro e Escola do Futuro (USP).

O estudo teve como proposta entender o comportamento do jovem brasileiro em tempos de conectividade. Os dados, que começaram a ser levantados em maio de 2013, apontam para um cenário de intensas transformações trazidas pela tecnologia na vida dessa juventude. A pesquisa foi dividida em quatro eixos: comportamento, empreendedorismo, educação e ativismo.

Durante a sondagem, diversas metodologias foram adotadas em um universo de pesquisa composto por mais de 1.440 jovens em todas as regiões do Brasil. Além da aplicação de formulários, foram realizados grupos de discussão, entrevistas em profundidade com oito especialistas e monitoramento de navegação na internet de 10 jovens.

A publicação representa um mergulho profundo no universo jovem. O estudo, que apresenta uma complexa e inovadora análise de tendências, atitudes e anseios desse público, é um convite para a reflexão sobre a atual juventude brasileira.

Os resultados mostram que a maioria dos jovens conectados afirma que a internet tem grande importância como um apoio aos futuros negócios. Do total de entrevistados, 35% pensam em usar a rede para desenvolver suas empresas.
Uma das principais conclusões indica que é impossível categorizar em um perfil único o jovem brasileiro conectado à internet. “Não dá para generalizar os jovens na internet. A generalização está ficando ultrapassada”, afirma Brasilina Passarelli, professora da ECA/USP e coordenadora científica do projeto.

Mundo do trabalho
Por meio de uma metodologia de monitoramento de navegação adotada durante a fase de levantamento de dados, foi possível perceber que não existe um padrão único de acesso a sites, portais e redes sociais. De certa forma, o estudo constrasta com uma suposta ideia de que os jovens investem a maior parte de seu tempo em sites de relacionamento, por exemplo.

De acordo com os dados levantados, muitos jovens utlizam a internet como ferramenta de preparação para entrada no mercado de trabalho. A novidade fica por conta do tipo de informação que esses meninos e meninas buscam. Ainda na categoria mundo do trabalho, um tema que apareceu fortemente foi o empreendedorismo.

Criar empresas
Os resultados mostram que a maioria dos jovens conectados afirma que a internet tem grande importância como um apoio aos futuros negócios. Do total de entrevistados, 35% pensam em usar a rede para desenvolver suas empresas.

Outro ponto interessante do estudo, entre os diversos recortes e cruzamentos utilizados, diz respeito à conectividade. Apesar de não representar necessariamente uma novidade, o estudo comprova a ideia de que o jovem brasileiro é um dos mais conectados do mundo.

Surpreendente é a importância que as tecnologias móveis têm na vida dessa população – cerca de 71% dos entrevistados acessam a internet pelo celular, e 42% o apontam como principal meio de acesso. Em segundo lugar, está o computador de mesa (33%), seguidos de notebooks (22%) e tablets (2%). Isso significa que o jovem brasileiro deseja estar conectado a maior parte de seu tempo, onde quer que esteja.

Tecnologia na educação
O estudo também indica diversos pontos de conexão entre educação e tecnologia. O desafio é como levar essas novas plataformas para dentro de sala de aula. Na opinião de 47% dos jovens brasileiros, um bom professor é aquele que sabe utilizar a internet e os recursos tecnológicos para ajudar no aprendizado.

Os anseios dos jovens, assim como os novos desenhos da sociedade atual, devem provocar grandes mudanças nos papéis de educadores e estudantes. Para 53% dos entrevistados, a internet melhora o relacionamento entre alunos e professores – o que representa um cenário repleto de oportunidades e desafios para a educação no Brasil.
Fonte: EcoD

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top