|
A Plataforma EducaRES recebe até sexta-feira, 19 de setembro, o cadastro de iniciativas que promovem educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos. Instituições da sociedade civil, do poder público e do setor privado estão convidadas a inscrever práticas na nova ferramenta digital.
O objetivo do Ministério do Meio Ambiente é mapear ações que ajudem a enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criando uma base de dados de práticas existentes.
Coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic), a plataforma faz parte da Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos.
Serão selecionadas e publicadas até 30 experiências de cada segmento (sociedade civil, poder público e setor privado).
A EducaRES está de acordo com a Lei da Política de Resíduos (12.305/2010), que procura fortalecer as ações educativas e de comunicação voltadas para a necessária mudança cultural que a política exige, em relação à produção, consumo e destinação de resíduos, reunindo e difundindo as iniciativas inovadoras que a própria sociedade tem formulado e experimentado.
Resultados comprováveis
As iniciativas inscritas devem conter resultados comprováveis nas áreas de educação ambiental ou comunicação social na gestão de qualquer categoria de resíduos abrangidos pela PNRS. Serão selecionadas e publicadas até 30 experiências de cada segmento (sociedade civil, poder público e setor privado).
As propostas escolhidas serão reconhecidas como “Práticas de Referência EducaRES” e aparecerão no mapa colaborativo, que permite obter informações detalhadas sobre cada iniciativa. As propostas serão recomendadas pelo Ministério do Meio Ambiente como referência para materiais pedagógicos.
Para mais informações, clique aqui.
Fonte: EcoD