PNUD e parceiros lançam a Iniciativa Incluir, plataforma online para incentivar negócios inclusivos no Brasil

Os melhores casos de negócios inclusivos serão compilados em um relatório, disseminados em fóruns e compartilhados no site da Iniciativa e com outros escritórios do PNUD no mundo.

“A trajetória de crescimento e de competitividade do mercado brasileiro só pode ser sustentável no longo prazo se tomadores de decisão no setor privado e na esfera das políticas públicas conseguirem lidar de maneira exitosa com a diminuição das desigualdades.” 

Essa frase de Jenny Karlsen, oficial de programa do PNUD, foi a preocupação inicial para a criação da Iniciativa Incluir, uma plataforma de diálogo e de troca de conhecimentos para que empresas, associações empresariais, acadêmicos e formuladores de políticas públicas se juntem e desenvolvam laços à favor das melhores práticas de inclusão por meio de seus negócios.  

Iniciativa Incluir reconhece que diversas empresas brasileiras já têm modelos de negócios de sucesso no âmbito do desenvolvimento de métodos inovadores e financeiramente sustentáveis de inclusão das populações mais vulneráveis. Porém, ampliar esse modelo e replicá-lo em novos setores e mercados e até mesmo em outros países ainda é um desafio que a Iniciativa visa atingir.

Concurso de Melhores Práticas de Modelos de Negócios Inclusivos

Em sua primeira ação, a Iniciativa Incluir pretende identificar os melhores exemplos de negócios empresariais inclusivos no Brasil, que forneçam bens, produtos, e serviços, de forma sustentável do ponto de vista financeiro, ambiental e social. Para isso, a Iniciativa está promovendo um concurso para que empresas interessadas inscrevam sua experiência, no período de 10/09/2014 a 12/10/2014. 

Centros acadêmicos com profundo conhecimento do mundo empresarial e que já tenham identificado casos relevantes para esta Iniciativa também podem participar. No entanto, recomenda-se que tenham o consentimento da empresa analisada. As inscrições devem ser feitas pelo site da Iniciativa.

Os candidatos podem tratar de questões específicas, tais como, melhorar o acesso aos serviços básicos, ou integrar populações vulneráveis em suas cadeias de produção e/ou distribuição, ou até mesmo prover oportunidades de emprego a pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Vinte casos serão selecionados, apresentados e reconhecidos nacional e internacionalmente, como soluções brasileiras replicáveis em outras empresas/setores no Brasil e em outros países, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e da agenda pós-2015. 

O conjunto de casos selecionados serão compilados em um relatório brasileiro de negócios e mercados inclusivos e sustentáveis que será divulgado nas redes de todos os parceiros da Iniciativa, bem como em fóruns nacionais e internacionais de atuação do PNUD e de seus parceiros.

O PNUD Brasil, por meio de sua parceria com o Centro Internacional do PNUD para o Setor Privado no Desenvolvimento, irá compartilhar os casos selecionados e as lições aprendidas, com a sua rede de escritórios presentes em mais de 170 países e territórios como uma forma de proporcionar que modelos de negócios inclusivos brasileiros sejam replicados em outros lugares. 


Iniciativa Incluir é fruto de uma parceria do PNUD Brasil com organizações como Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sistema da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (SENAR, CNA, ICNA), Rede Brasileira do Pacto Global, Princípios para a Educação Executiva Responsável (PRME), e instituições acadêmicas como a Fundação Dom Cabral (FDC), o Instituto Superior de Administração e Economia (FGV/ISAE) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Fonte: PNUD

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Parceiros

Scroll to top