Numa grande cidade e zona metropolitana, como Tóquio, o
espaço tem uma especial importância e a sua rentabilização tem sido feita,
sobretudo, em altura. Na capital japonesa, um projeto de estacionamento para
bicicletas da Giken Seisakusho utiliza esta estratégia para criar espaços
subterrâneos para guardar os veículos de duas rodas não-poluentes, como pode
ver na galeria abaixo.
O mecanismo por trás do parque de estacionamento é simples, garantem as autoridades, e pode receber até 800 bicicleta. Basta colocar a bicicleta num local pré-definido, inserir o cartão e puxar um botão. Um braço mecânico puxa o veículo e estaciona-o. O mesmo processo é utilizado para recolher novamente a bicicleta.
A Giken garante a segurança da bicicleta e diz que ocupa pouco espaço – apenas sete metros de largura. Veja algumas fotos do mecanismo, que pode ser uma boa ideia, inclusive, para zonas junto de transportes públicos ou habitacionais.
Fonte: Green Savers