Apesar do nome, um investidor-anjo não cai do céu. Os
empreendedores precisam ter um pitch afiado, provar que sua ideia vale a pena e
conquistar o investidor. Segundo dados da associação Anjos do Brasil, os
investidores desta categoria aplicaram em 2013 R$ 619 milhões de reais em investimento.
Para saber como encontrar um anjo para sua startup, a Exame
consultou diversos empreendedores de segmentos variados para saber como eles
conseguiram convencer investidores e que diferença o aporte fez no negócio.
1-Busque conhecimento além de capital
A Wiki4Fit criou um app que acompanha alunos de academia durante o treino, como
um personal trainer virtual. O investimento veio depois que a startup começou
um processo de aceleração. “Durante o processo na Aceleratech, o Francisco
[Barguil], que é CEO da Opus Software, foi nosso mentor e se interessou pelo
projeto”, conta Fabiana Rocha Batista.Para ela, relacionamento e capacidade de
execução foram fatores essenciais para o investimento. “Procure pessoas que
possam apoiar a startup não apenas financeiramente e com que você tenha
afinidade para trabalhar”, sugere.
2-Seja claro
Os anjos Denis Minev, Jack Fuchs, Daniel Nogueira e Marco Perlman investiram
400 mil reais para que Gabriel Benarrós pudesse desenvolver a Ingresse,
plataforma de venda de ingressos. “A Ingresse começou como um projeto em uma
aula em Stanford. Na classe, apresentamos a ideia para muitos anjos”, conta
Benarrós.
Poder, enfim, fazer o negócio operar foi uma das vantagens deste tipo de investimento.
“A mentoria dos anjos também é um dos principais pontos”, diz. Para Benarrós,
atrair um bom investidor exige que o empreendedor seja objetivo. “É fundamental
que o fundador seja ativo, breve e claro ao apresentar sua ideia aos
investidores. O anjo é uma pessoa que, em geral, não tem muito tempo disponível
e recebe dezenas ou mesmo centenas de propostas todas as semanas”, diz.
3-Busque fora do circuito
O investidor-anjo Gui Affonso investiu 700 mil reais na startup Qranio, que
produz um quiz-game de educação. “Um investidor-anjo vai ajudar a empresa a
sair de uma situação ainda de grande incerteza e ir para um próximo patamar”,
diz Samir Iásbeck, fundador da Qranio. Para ele, é importante procurar pessoas
fora do perímetro normal. “Olhe para fora do ecossistema e procure pessoas
dentro do mercado de atuação da startup”, indica.
4-Tenha paciência
O site que encomenda impressões gráficas recebeu mais de 2 milhões de reais em
investimento de vários anjos, como Fabrice Grinda, Joe Lonsdale, Kai Schoppen e
Florian Otto. Segundo Florian Hagenbuch, um dos fundadores, um pitch bem afiado
e um plano de negócios agressivo ajudaram. “Sem esse tipo de recurso, a empresa
não teria deslanchado”, diz. Além disso, é preciso paciência. “É necessária
muita paciência e a noção de que a startup recebe um “sim” para vinte “nãos”,
diz.
5-Mostre algo concreto
Mais do que dinheiro, o investimento que o Kekanto recebeu de Florian Otto e
Vinicius Marchini trouxe segurança para continuar a crescer. “Ganhamos uma
credibilidade muito grande para conversar com os fundos em uma próxima etapa.
Acho que isso é tão importante quanto o capital que eles aportam”, conta
Fernando Okumura, um dos fundadores.
Para Okumura, mostrar o produto ajuda a convencer o investidor. “Tente avançar
o produto o máximo possível antes de abordar os investidores. Obviamente tem
que haver uma química muito boa entre o empreendedor e o investidor por que é
uma relação de longo prazo e é importante que eles tenham personalidades
compatíveis e interesses alinhados”, sugere.
6-Mostre projeções realistas
Foi durante um evento de uma aceleradora que André Macedo conheceu os
investidores da Maratea Participações. “Neste evento, fizemos uma apresentação
do nosso negócio”, conta. Depois disso, receberam 200 mil reais para tocar a
startup ZeroPaper, um gerenciador financeiro para empresas.
Segundo ele, ter estudado bem o mercado e apresentar um
protótipo foram passos essenciais para conquistar o investidor. “Mostre para o
anjo que você entende do negócio, que tem um time com experiência, que tem um
modelo de negócio consistente e validado em outro lugar do mundo e uma projeção
financeira realista”, indica Macedo.
7-Demonstre confiança
Israel Salmen conseguiu 200 mil dólares de investimento para tirar do papel a
Meliuz, empresa que divulga cupons de descontos on-line, e conseguir captar os
primeiros clientes. “O investidor era antigo cliente na gestora de
investimentos da qual eu fui sócio fundador”, conta Salmen.
Para conquistar um investidor, é importante se mostrar
confiante. “Conheça bem o seu mercado e o negócio que você está construindo ou
está prestes a construir. O importante é se mostrar confiante e conseguir
passar essa confiança para o investidor”, indica.
8-Busque seus contatos
Confiança foi essencial para que a Palpiteros, uma rede social de torcedores de
futebol, pudesse receber 1 milhão de reais em investimento de Artur Tchilián.
“Ele era um ex-cliente na época em que eu era diretor da Nike e Penalty e sabia
que eu não arriscaria seu dinheiro irresponsavelmente”, conta Eduardo Ruschel.
A dica do empreendedor é fazer o máximo para provar que
consegue entregar o prometido. “Procure pessoas que conheçam sua capacidade de
execução, já que isto é o que conta no final do dia. E ter muita
responsabilidade com o dinheiro obtido, prestando contas e discutindo
mensalmente o status do negócio e os planos de ação”, ensina.
9-Mostre capacidade de execução
A Sympla, plataforma online para produtores de eventos, recebeu investimento
dos anjos Yuri Gitahy, Maurílio Kuru Lima e Mariano Baca Storni. “Com o
investimento conseguimos acelerar bastante nosso crescimento. Este capital
possibilitou novas contratações, melhoras na infraestrutura e investimento em
marketing e vendas”, conta Rodrigo Cartacho.
Se você está procurando um investidor, mostre mais do que
uma apresentação. “Não venda ao anjo apenas ideias. Mostre a capacidade de
execução do time e valide antes suas ideias de acordo com o mercado exato em
que vai atuar”, sugere Cartacho.
10-Mostre sua experiência
A UniPay transforma celulares e tablets em um meio de pagamento, como uma
máquina de cartão de crédito. Logo no início do projeto, o investidor Mario
Letelier fez um aporte de 50 mil reais, em uma rodada com outros investidores.
O acordo foi resultado de um longo período de relacionamento. “Conheci o Mario
Letelier em 2005 quando estava tocando o marketing de uma startup de turismo
online e ele era investidor-anjo”, conta Tahiana D’Egmont, uma das fundadoras.
Para ela, mostrar um time bem preparado é essencial. “A
nossa experiência e o tamanho do potencial de mercado de mobile payment
motivaram o Mario”, diz. Além disso, busque alguém que traga conhecimento além
do dinheiro, o tal smart money. “Procure anjos que já investiram em áreas
similares à sua. Eles têm maior tendência de conhecer o seu mercado”, indica.
Via Exame PME